O iPhone começa a rivalizar seriamente com Nintendo DS e PSP como plataforma de jogos. Exemplo da vez: Fifa 10, o melhor jogo de futebol do momento (desculpem, fãs de PES), aportará na loja de aplicativos do celular da Apple em algum momento deste mês. Ontem apareceram as primeiras imagens e detalhes da surpreendentemente complexa jogabilidade.

Segundo o site Pocket Gamer, a Electronic Arts demorou para entrar com a franquia no iPhone porque estava estudando os concorrentes: o que as produtoras experimentavam com controle, o que dava certo e tal. Decidiram usar o botão analógico por software, com 8 direções, e apenas dois botões. Mesmo assim há todo tipo de movimento: um simples apertar pode ser um passe simples, um duplo clique vira passe em profundidade, escorregar o dedo do A para o B é outra coisa, e assim vai. Os produtores prometem todos os tipos de movimento, inclusive dribles, para a versão mobile.

Tudo isso com gráficos excepcionais, com sombras e tudo, a habitual trilha sonora cheia de nomes conhecidos, muitas ligas (até a terceira divisão inglesa, não sei quanto ao campeonato brasileiro), narração, e até o modo Be a Pro – onde você controla um jogador na primeira pessoa.

Mas… Quando que isso vai comer da bateria do bicho, já precária? Será que ele vai rodar melhor no 3GS do que no iPhone 3G? Quando os brasileiros terão acesso oficial e integral à iTunes store? Dúvidas, dúvidas.