Milhares de pessoas formaram fila desde ontem à noite para um grande lançamento nesta sexta-feira. Mas o que começou tranquilamente acabou virando caos, com pessoas levemente feridas, outras desmaiando e intervenção da polícia. O local? Pacific Place Mall, em Jakarta, na Indonésia. O motivo? O BlackBerry Bold 9790.

A RIM, fabricante do BlackBerry, pode estar em apuros em outras partes do mundo, mas na Indonésia a situação é outra: o país está apaixonado pelo BlackBerry. E os indonésios parecem ter um gosto peculiar quando se trata de criar fila. Ano passado, eles esperavam aos montes pelo Nokia C3; este ano, é o Bold 9790, um BlackBerry como os outros mais recentes – touchscreen de 2,45″ com o conhecido teclado físico embaixo, processador de 1GHz, 768MB de RAM e BlackBerry OS 7.

O que havia de diferente? O preço: os aparelhos seriam vendidos com 50% de desconto, por US$ 540, para os primeiros 1.000 compradores. Só que havia 3.000 pessoas esperando, e começaram a circular rumores de que não havia mais aparelho para todo mundo.

Aí o pessoal se desesperou: no Pacific Place Mall, hordas de pessoas começaram a correr para ficar à frente dos outros milhares na fila, o que resultou em “dezenas de pessoas” feridas, e alguns desmaiaram em meio à multidão. Depois que a polícia e ambulâncias chegaram ao local para ajudar a controlar a situação, o evento foi cancelado. [CrackBerry e SlashGear via G1]