A feira de exposição NAB Show (da National Association of Broadcasters) está chegando, ou seja: um monte de equipamentos de vídeo e câmeras profissionais vem por aí. Como este equipamento para controlar, de longe, o movimento de uma DSLR enquanto ela está filmando.

Carrinhos (dolly) para câmera e tripés com articulação no topo permitem a diretores de fotografia realizarem movimentos bem fluidos de câmera, mas mesmo os profissionais não conseguem repetir perfeitamente os mesmos movimentos e ajustes de foco toda vez.

Quando uma cena precisa ser filmada à perfeição, eles usam um equipamento para controle de movimento, comandado via computador, que acerta perfeitamente toda vez. É por isso que você provavelmente nunca percebe um movimento fluido de câmera em um filme: ele fica tão bem-feito que a técnica não aparece, e você fica imerso na cena.

A Kessler promete uma versão do seu equipamento Fusion com três eixos de movimento por menos de US$6.000. E o legal deste aqui é poder ser programado e controlado sem fio usando apps em HTML5, que funcionam em “qualquer computador ou dispositivo móvel” com internet. Então se você está com um smartphone em mãos, pode fazer ajustes e refinamentos em qualquer aspecto de uma cena a filmar. [Kessler via DSLR News Shooter]