_Cultura

Filme de 1906 colorizado e sonorizado bate 3 milhões de views no YouTube; veja

Restauração mostra a atmosfera da cidade de São Francisco apenas quatro dias antes do terremoto que dizimou a cidade e matou ao menos três mil pessoas no começo do século 20; confira o resultado

Imagem: Reprodução/YouTube

Na manhã do longínquo 18 de abril de 1906, a cidade de São Francisco, na Califórnia (EUA) sofreu um terremoto que durou menos de um minuto, mas deixou cerca de 3 mil mortos e 200 mil desabrigados, metade dos habitantes. Virou um dos mais comentados e estudados tremores da história.

Apenas quatro dias antes da tragédia, em 14 de abril, os Miles Brothers, fotógrafos de imagens em movimento, filmaram a cidade como nunca mais seria vista, capturando o transporte, a moda e a atmosfera agitada de São Francisco.

A Trip Down Market Street , o filme, foi gravado da frente de uma espécie de teleférico. A filmagem de 116 anos leva os espectadores para o leste da cidade, começando na 8th Street, seguindo pela Market Street, e indo em direção à virada do teleférico no Ferry Building.

A NASS, empresa restauradora de vídeo com sede na França, remasterizou a filmagem e sonorizou. O resultado é uma viagem no tempo.

As imagens coloridas dão uma exata noção da atmosfera da São Francisco de 1906. O processo de restauração incluiu aumentar os 15 FPS originais para 60, atualizar a resolução da imagem para HD e melhorar a nitidez e o brilho.

Assista:

O vídeo remasterizado passou a marca de 3 milhões de visualizações no YouTube, e pode ser assistido no canal oficial da NASS.

Outro cidade americana que ganhou o presente de ter suas imagens mais antigas colorizadas e sonorizadas foi Los Angeles. A NASS aprimorou imagens de quase um século atrás em um vídeo de 7 minutos que revela como era o centro de Los Angeles na década de 1930.

 

Sair da versão mobile