_Cultura

Filme “Eduardo e Mônica”, com hit da Legião, estreia em janeiro; confira trailer

O nome entrega tudo! Produção é baseada num dos maiores clássicos da banda Legião Urbana e já ganhou prêmios

Imagem: Reprodução

E tem clássico chegando às telas! Os fãs cinéfilos da lendária banda Legião Urbana já podem se preparar para ir ao cinema porque vem aí o filme “Eduardo e Mônica”, baseado no clássico de Renato Russo. O longa estreia no dia 6 de janeiro de 2022.

O filme conta a história do mais emblemático casal da música brasileira e, como o nome já diz, é baseado na música de mesmo nome, um dos maiores clássicos da Legião Urbana, lançado no álbum “Dois” de 1986.

Na esteira de Faroeste Caboclo

“Eduardo e Mônica” marca novamente a parceria entre o diretor René Sampaio e a produtora Bianca De Felippes. Ambos são responsáveis por “Faroeste Caboclo” (2013), outro grande sucesso do Legião Urbana, cuja adaptação cinematográfica foi vista por mais de 1,5 milhão de espectadores. 

A sinopse diz:

“O casal se conheceu numa festa estranha, com gente esquisita. Não era nada parecido, mas se completava muito bem, que nem feijão com arroz, ela era de Leão e ele tinha 16, viveram também muitas aventuras e estão prestes a viver mais uma.” 

O ator Gabriel Leone vive o Eduardo. A Mônica é interpretada por Alice Braga. Eles vivem um grande amor, mesmo com idades e personalidades completamente diferentes. O elenco ainda traz Otávio Augusto, Juliana Carneiro da Cunha, Victor Lamoglia, Bruna Spínola e Fabrício Boliveira.

Apesar de estrear no Brasil apenas em janeiro, as filmagens de “Eduardo e Mônica” terminaram em 2018, mas teve o cronograma alterado e a estreia adiada em função da pandemia de Covid-19.

Além disso, a comédia romântica vem percorrendo renomados festivais internacionais, como os de Miami (EUA) e Edmonton (Canadá), onde conquistou em 2020 o prêmio de melhor filme. O longa tem produção da Gávea Filmes, Barry Company e Fogo Cerrado Filmes  e distribuição da Downtown Filmes e Paris Filmes.

Confira o novo trailer de “Eduardo e Mônica”:

História real em música:

Renato Russo escreveu “Eduardo e Mônica” inspirado por vários casais que conheceu em sua adolescência em Brasília. Mas nenhum deles era formado, de fato, por um Eduardo e uma Mônica. O casal que mais inspirou a letra foi Leonice Coimbra e Carlos Marcelo. 

Leonice foi amiga de Renato Russo e, na época, tinha começado a namorar um garoto mais novo, com quem se casou. Apesar disso, ela declarou publicamente que não se identifica com a Mônica da música.

Ela explica:

“Renatinho me apresentou letra e música via telefone. Disse na época que dedicou a nós, Fernando e a mim e a um outro casal de amigos. Como não me identificava, só a tinta no cabelo, nunca levei muito a sério. Em 94, tínhamos mudado para Quito, Equador, e num belo dia Renatinho liga avisando da entrevista à revista Marie Claire, onde diz que sou a Mônica. Não fazia a mais remota ideia do que significava ser a ‘Mônica’ da música ‘Eduardo e Mônica’. Levei muito tempo para ser grata à referência. Muito mesmo. Me incomodava a curiosidade das pessoas de saber se eu era a personagem criada, se correspondia aos anseios delas, etc. E claro, não correspondia. Não era eu. Assim como o Eduardo não era o Renato e nem o meu marido, o Fernando”, disse ela em entrevista à comunidade Aborto Elétrico em 2017. 

Sair da versão mobile