_Giz Indica

Cinco filmes estrangeiros indicados ao Oscar

Produzir películas de qualidade não é um privilégio exclusivo de Hollywood. Muitíssimo pelo contrário e engana-se quem pensa dessa forma. O mundo é um lugar vasto e cheio de histórias para serem contadas – e algumas delas saem, para o grande público, de lugares inimagináveis. Carregadas de estilos e narrativas diferenciadas, as produções estrangeiras saem […]

oscar

Produzir películas de qualidade não é um privilégio exclusivo de Hollywood. Muitíssimo pelo contrário e engana-se quem pensa dessa forma. O mundo é um lugar vasto e cheio de histórias para serem contadas – e algumas delas saem, para o grande público, de lugares inimagináveis. Carregadas de estilos e narrativas diferenciadas, as produções estrangeiras saem do óbvio e da cartilha hollywoodiana, trazendo contextos sociais e significados específicos das fronteiras que são lançadas. É um prato cheio para quem quer expandir sua concepção de cinema através de outras culturas e suas linguagens.

Pensando nisso, em parceria com o Telecine, separamos algumas indicações de filmes estrangeiros indicados ao Oscar. Confira!

Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, entre a Polônia stalinista e a Paris boêmia dos anos 1950, Wiktor, um músico amante da liberdade, e Zula, uma jovem cantora, vivem um amor contraditório. A história do casal avança pelos anos, em diferentes cidades. Origens distintas, pensamentos distintos e muita propensão à discussão marcam a dupla, mas ainda assim, eles não conseguem evitar a paixão. 

Essas diferenças entre o casal pontuam todas as contradições que serão exploradas no filme: Wiktor representa o caos de um mundo ultrapassado, enquanto Zula é a renovação que chega depois da guerra. É diante desse contexto e embrulhado em repressão política e direcionamento do regime comunista para uma “arte padrão” que o amor, os encontros e os desencontros dos dois acontecem.

Assista no streaming do Telecine.

Tudo sobre minha mãe

No dia de seu aniversário, Esteban ganha de presente da mãe, Manuela, um ingresso para a nova montagem da peça “Um bonde chamado desejo”, estrelada por Huma Rojo. Após o espetáculo, ao tentar pegar um autógrafo de Huma, Esteban é atropelado e morre. Manuela resolve então ir até o pai do menino, que vive em Barcelona, para dar a notícia. No caminho, ela encontra o travesti Agrado, a freira Rosa e a própria Huma Rojo.

O longa destaca o cuidado, a maternidade, o tempo e volatilidade da vida, uma gestação de amor complexo e instigante, que rendeu a Almodóvar o prêmio de Melhor Diretor em Cannes, o Globo de Ouro de Filme Estrangeiro, o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e mais dezenas de outros prêmios em festivais ao redor do mundo.

Assista no streaming do Telecine.

The Square – A Arte da Discórdia

Um gerente de museu está usando de todas as armas possíveis para promover o sucesso de uma nova instalação. Entre as tentativas para isso, ele decide contratar uma empresa de relações públicas para fazer barulho em torno do assunto na mídia em geral. Mas, inesperadamente, isso acaba gerando diversas consequências infelizes e um grande embaraço.

A exposição é O Quadrado, uma instalação que convida os transeuntes ao altruísmo, lembrando-os de seu papel como seres humanos responsáveis. Mas às vezes é difícil viver de acordo com seus próprios ideais: a resposta tola de Christian pelo roubo de seu celular o leva a situações vergonhosas. The Square trabalha com o inusitado, com a batalha interna e externa sobre o comportamento ético da elite moderna e seu interior mais animalesco. E o principal capricho do roteiro está na sua habilidade em manter este humor em alta.

Assista no streaming do Telecine.

8 ½

Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi ainda não tem ideia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna e passa a misturar o passado com o presente e ficção com realidade.

O diretor Federico Fellini criou aquilo que muitos outros cineastas, pintores, músicos fazem em momentos de desespero profissional: uma obra simbólica para mostrar ao público a angústia daquele que a criou. O bloqueio da criatividade, sem dúvidas, é o foco central da história, mas o diretor vai além.ivaga sobre este universo. As limitações da arte gerando as mazelas pessoais, confundindo-se a trama cinematográfica com o filme da própria vida. 

Assista no streaming do Telecine.

Gritos e sussurros

Em uma casa no campo, uma mulher está em fase terminal de câncer e recebe cuidados de suas duas irmãs e de uma empregada da família, que precocemente perdeu sua filha e por isso extravasa seu amor de mãe a dando o maior carinho possível. Dentro deste contexto, lembranças, frustrações e imaginações em um misto de amor e ódio surgem no interior de cada pessoa.

A extrema dor, o desprezo daqueles que deveriam velar por si e o toque espiritual da obra são coisas exploradas de maneira competente, assim como o tempo e seu impacto nas pessoas e as massacrantes relações interpessoais entre as irmãs, tendo o toque como um tabu quase impossível de suportar.

Assista no streaming do Telecine.

Este conteúdo é apresentado pelo Telecine, única plataforma dedicada exclusivamente a filmes. E vale lembrar que agora o Telecine é bem mais do que canais na sua televisão. Ele é também streaming para você assistir ao filme que quiser, pelo dispositivo que quiser e onde quiser.  Ao todo, o catálogo é formado por mais de 2.000 títulos, dos clássicos aos lançamentos saídos do cinema. Conheça os planos disponíveis e assine já!

Sair da versão mobile