_Giz Indica

Cinco filmes baseados em fatos reais

Quando aparece que o filme que você vai ver é baseado em fatos reais já dá um frio na espinha. Parte da experiência de vermos coisas mirabolantes e absurdas no cinema é a tranquilidade do subconsciente de que aquilo não é de fato real. Quando as coisas que estão sendo narradas são, de fato, reais, […]

Quando aparece que o filme que você vai ver é baseado em fatos reais já dá um frio na espinha. Parte da experiência de vermos coisas mirabolantes e absurdas no cinema é a tranquilidade do subconsciente de que aquilo não é de fato real. Quando as coisas que estão sendo narradas são, de fato, reais, o alerta que liga é outro. E a experiência é outra.

Pensando nisso, em parceria com o Telecine, separamos algumas indicações de filmes baseados em fatos reais. Confira!

Infiltrado na Klan

Em Infiltrado na Klan, que se passa em 1978, Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo através de telefonemas e cartas, quando precisava estar fisicamente presente enviava um outro policial branco no seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron se tornou o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.

Infiltrado na Klan seria absurdo se não fosse real. Como a história se passa nos anos 70, Spike Lee consegue fazer uma grande homenagem a Blacksploitation – um movimento cinematográfico dos EUA que surgiu durante esse período onde diretores e atores negros começaram a produzir uma série de filmes. A obra está recheada de cenas onde o preconceito é representado de uma maneira caricata, mas o que parece loucura é um retrato cada vez mais próximo e fiel da nossa realidade atual.

Assista no streaming do Telecine.

VICE 

Na juventude, Dick Cheney (Christian Bale) se aproximou do Partido Republicano ao ver na política uma grande oportunidade de ascender de vida. Para tanto, se aproxima de Donald Rumsfeld (Steve Carell) e logo se torna seu assessor direto. Com a renúncia do ex-presidente Richard Nixon, os poucos republicanos que não estavam associados ao governo ganham imediata importância e, com isso, tanto Cheney quanto Rumsfeld retornam à esfera de poder do partido. Décadas depois, com a decisão de George W. Bush (Sam Rockwell) em se lançar candidato à presidência, Cheney é cortejado para assumir o posto de vice-presidente. Ele aceita, mas com uma condição: que tenha amplos poderes dentro do governo, caso a chapa formada seja eleita.

Recorrendo ao mesmo tom satírico de A Grande Aposta, o roteiro de Adam McKay pinta Cheney como o diabo em pessoa em um filme que vai, de forma não completamente cronológica, de sua juventude até o fim da presidência de Bush, com Bale sumindo completamente em seu papel e mais uma vez demonstrando sua assombrosa capacidade de se transformar.

Assista no streaming do Telecine.

Marighella

Cinebiografia de Carlos Marighella, ex-deputado, poeta e guerrilheiro brasileiro que foi assassinado pela ditadura militar em 1969. Adaptação do livro “Marighella – O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo”, de Mário Magalhães. A direção é do ator Wagner Moura, que faz sua estreia na função.

Marighella se abre com os letreiros tradicionais de filmes históricos, destinados a explicar resumidamente o contexto em que vivia o deputado. O projeto não é pensado para cativar os intelectuais através do refinamento de sua linguagem, muito pelo contrário, dirige-se prioritariamente a um público jovem, que aprecia cenas de ação, tiroteio, perseguição policial, complôs internacionais e grandes figuras corajosas agindo contra a maioria, especialmente se forem divertidas e radicais como Marighella.

Assista no streaming do Telecine.

1917

Em 1917, os cabos Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman) são encarregados de uma missão aparentemente impossível: os dois precisam atravessar território inimigo, lutando contra o tempo, para entregar uma mensagem que pode salvar cerca de 1.600 colegas de batalhão.

O visual de 1917 é impressionante do início ao fim. O ritmo mantém você na ponta do assento. É um filme que funciona em todos os níveis, a guerra é um desfile de horrores. É uma experiência definitivamente imersiva e muito intensa – e o fato do diretor Sam Mendes ter estabelecido uma narrativa no formato de um falso plano-sequência é o que amplia as sensações que o público receberá sem qualquer resistência.

Assista no streaming do Telecine.

FORD vs Ferrari

Durante a década de 1960, a Ford resolve entrar no ramo das corridas automobilísticas. Para tanto, contrata o ex-piloto Carroll Shelby (Matt Damon) para chefiar a empreitada. Por mais que tenha carta branca para montar sua equipe, incluindo o piloto e engenheiro Ken Miles (Christian Bale), Shelby enfrenta problemas com a diretoria da Ford, especialmente pela mentalidade mais voltada para os negócios e a imagem da empresa do que propriamente em relação ao aspecto esportivo, característico de sua grande rival: a Ferrari.

Na década de 1960, buscando mudar a sua imagem com o público, a montadora norte-americana decidiu entrar no ramo das corridas automobilísticas. Sem experiência para levar um carro ao primeiro lugar, precisava encontrar um especialista. Tentaram Enzo Ferrari, cuja negativa rendeu a rivalidade expressa no título, e acabaram com Carroll Shelby, um ex-piloto convertido em designer de automóveis de alta performance. Destacam-se a performance do elenco como um todo e o talento do diretor James Mangold para filmar as corridas, concebendo sequências impecáveis em termos de estética e, ao mesmo tempo, carregadas de dramaticidade. 

Assista no streaming do Telecine.

Experimente grátis!

Telecine é um hub completo de cinema. Joint venture da Globo e dos maiores estúdios de Hollywood, reúne mais de 2.000 filmes, dos mais variados gêneros, selecionados a partir de uma curadoria especializada e comprometida, que alia tecnologia e inovação para promover a melhor experiência. Pela internet, a plataforma de streaming é a única dedicada exclusivamente ao cinema. Lançamentos exclusivos e clássicos de grandes estúdios de Hollywood, nacionais e do mercado independente compõem o acervo mais completo de filmes. Líder de audiência na TV paga no Brasil, reúne em seis canais lineares segmentados por gêneros as produções que o público quer ver. Pela internet ou na TV, Telecine proporciona o seu momento cinema quando e onde você quiser.

Experimente grátis!

Sair da versão mobile