Embora os filmes de super heróis estejam ficando saturados, não há dúvidas de que os títulos do Universo da Marvel continuam se destacando. Alguns dos filmes são ótimos e mesmo aqueles que não são tão bons ainda contam com um elenco bacana interpretando personagens fantásticos. Basicamente, é divertido assisti-los. Mas por que os filmes tem esse aspecto feio, sem graça, opaco?

• Vídeo coloca lado a lado cenas do cinema inspiradas em pinturas clássicas
• 20 erros bobos que de alguma forma apareceram na versão final de filmes

É a escala cromática. Não há um preto verdadeiramente preto na escala cromática dos filmes da Marvel, o que faz com que muitas cenas – como sequência da batalha épica em Capitão América: Guerra Civil – não possuam o aspecto merecido. No final das contas, fica a aparência de uma gravação realizada em um “estacionamento gigante”, como o autor do vídeo abaixo aponta.

Ao observar todos os filmes da Marvel no vídeo, você irá reparar o quão feio e opacos eles são. Existem outras razões para eles terem essa aparência (como filmar num filme comum ou no digital, numa câmera Arri Alexa ou numa Red Weapon 8K), mas essencialmente a razão é a profundidade do preto escolhido no tratamento das imagens. Ele não é verdadeiramente preto, e sim um cinza bem escuro. E quando se utiliza o preto real, todas as outras cores se destacam melhor.

marvel-filmes-tratamento

No GIF acima, a sequência na parte direita recebeu um tratamento de cor com um preto mais escuro, enquanto as cenas da esquerda são as originais exibidas no cinema. Faz uma boa diferença, não?

No vídeo abaixo, em inglês, Patrick (H) Willems analisa diversas cenas dos filmes da Marvel e essa relação com as cores: