_Giz Indica

Quatro filmes nacionais que valem muito a pena assistir

Sempre produziremos pontos fora da curva e filmes aclamados mundialmente pela crítica, como “Bacurau”, “Cidade de Deus” e “Central do Brasil”. A sociedade brasileira é riquíssima – e o cinema, enquanto expressão artística – continua nos brindando com filmes ótimos, como é o caso de “Não vamos pagar nada”. Pensando nisso, em parceria com o […]

Sempre produziremos pontos fora da curva e filmes aclamados mundialmente pela crítica, como “Bacurau”, “Cidade de Deus” e “Central do Brasil”. A sociedade brasileira é riquíssima – e o cinema, enquanto expressão artística – continua nos brindando com filmes ótimos, como é o caso de “Não vamos pagar nada”.

Pensando nisso, em parceria com o Telecine, falamos um pouco sobre essas quatro indicações de filmes de nacionais que valem muito a pena assistir. Confira!

Bacurau (2019)

Os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez com uma aura suspeita. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

O drama do esquecimento – ou melhor, apagamento – é o tema chave do filme, que se mistura perfeitamente com pitadas de faroeste, para voltar ao cangaço e reinterpretá-lo em função de seus potenciais dramáticos e de catarse. Ficção científica, cinema de ação e comédia regional se encontram harmoniosamente no filme porque ele se aproxima desses gêneros sempre com a autoconsciência.

Assista no streaming do Telecine.

Não Vamos Pagar Nada (2020)

Antônia (Samantha Schmütz) é uma mulher simples que, apesar de desempregada e cheia de dificuldades para pagar as contas, não perde o bom humor. Quando, indignada com o aumento dos preços no único mercado do bairro, ela faz um escândalo. Antônia acaba contagiando outros clientes e causando um reboliço em que saqueiam o mercado e se recusam a pagar. Agora, ela vai precisar de muito jogo de cintura pra justificar suas atitudes para o marido.

 

É a primeira adaptação para o cinema da famosa peça do italiano Nobel de Literatura Dario Fo. Escrito originalmente em 1974, o texto é transportado para o Brasil atual sem perder valores universais e atemporais da obra. Trata-se de um olhar ácido e hilariante, mas esperançoso, sobre moral, desigualdade e relações de poder nas sociedades contemporâneas.

Assista no streaming do Telecine.

Cidade de Deus (2002)

Crescido na Cidade Deus, uma favela conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio de Janeiro, o jovem Buscapé sempre temeu seguir a vida do crime. Ele se descobriu na fotografia e deseja se tornar fotógrafo, profissão para a qual ele demonstra ter grande talento. Através das lentes do protagonista, o cotidiano violento do lugar é registrado e, suas fotos são usadas por Zé Pequeno, um traficante ambicioso, que deseja mostrar que é durão.

Grande parte do elenco de “Cidade de Deus” foi escolhido entre garotos que vivem em diversas comunidades e favelas do Rio de Janeiro e que não tinham tido até aquele momento nenhum contato com a arte de atuar. Para fazer esta seleção foram realizadas mais de 2.000 entrevistas.

Assista no streaming do Telecine.

Central do Brasil (1998)

Dora trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve – as cartas que considera inúteis ou fantasiosas demais -, ela decide ajudar um menino a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.

Central do Brasil tem a simplicidade dos grandes filmes. Tem um início que impressiona e prende a atenção do espectador. Quando se dá conta, o filme está caminhando para seu final e, neste meio-tempo, já rimos, choramos e torcemos para cada um dos personagens.

Assista no streaming do Telecine.

Experimente grátis!

Telecine é um hub completo de cinema. Joint venture da Globo e dos maiores estúdios de Hollywood, reúne mais de 2.000 filmes, dos mais variados gêneros, selecionados a partir de uma curadoria especializada e comprometida, que alia tecnologia e inovação para promover a melhor experiência. Pela internet, a plataforma de streaming é a única dedicada exclusivamente ao cinema. Lançamentos exclusivos e clássicos de grandes estúdios de Hollywood, nacionais e do mercado independente compõem o acervo mais completo de filmes. Líder de audiência na TV paga no Brasil, reúne em seis canais lineares segmentados por gêneros as produções que o público quer ver. Pela internet ou na TV, Telecine proporciona o seu momento cinema quando e onde você quiser.

Experimente grátis!

Sair da versão mobile