_Redes Sociais

Filtro de troca de gênero do Snapchat foi usado para pegar policial que queria sair com garota menor de idade

Homem usou filtro do Snapchat para troca de gênero, criou um perfil no Tinder e acabou ajudando a prender um policial que queria se relacionar com menores.

Perfil falso do Tinder "Esther" usou filtro de troca de gênero do Snapchat

Captura de tela: NBC Bay Area

Um estudante universitário de 20 anos usou o filtro de troca de gênero do Snapchat para enganar um policial no Tinder, em uma forma esquisita e criativa de vigiar a Justiça.

A rede de TV NBC Bay Area reportou nesta terça-feira (11) que o estudante disse à polícia que ele fez isso com o objetivo de achar potenciais pedófilos, após uma amiga seu ter dito a ele que foi alvo de assédio sexual durante a infância.

Ethan (que teve o sobrenome ocultado pela NBC por questões de segurança) usou o filtro de troca de gênero para fazer uma foto de si como se fosse uma garota. Então, ele criou um perfil falso no Tinder sob o nome de “Esther”. A idade da menina listada no app era 19 anos, segundo o Departamento de Polícia de San Jose.

Então, uma pessoa entrou em contato com Esther. Ethan disse à NBC que ele achava que o teor do contato seria algo como “Está a fim de se divertir hoje à noite?”.

“Decidi tirar vantagem da situação”, disse Ethan à emissora.

Eles então começaram a conversar no app Kik — em que “Esther” disse à pessoa que ela tinha 16 anos —, então migraram a conversa para o Snapchat, segundo a polícia de San Jose. No Snapchat, os dois falaram sobre ter relações sexuais.


Tradução: Ele usou o filtro de troca de gênero do Snapchat para ficar parecido com uma garota de 16 anos online, e acabou denunciando um policial que queria ter relações com ela. Ele fez uma denúncia anônima para o departamento de polícia, e o policial foi preso. Nossa entrevista exclusiva com o homem e por que ele fez isso, às 11h no @nbcbayarea

Segundo a mensagem, a pessoa que enviou mensagens para Esther era o policial Robert Davies, da polícia de San Mateo, que tem 40 anos de idade.

A polícia de San Jose, que posteriormente analisou capturas de tela da conversa, disse à NBC que Davies não se preocupou com o fato de que estava falando com alguém que ele acreditava ter 16 anos.

Os detetives de San Jose começaram a investigar Davies no mês passado, logo após Ethan ter enviado informações anonimamente para o Silicon Valley Crime Stoppers, uma espécie de canal de denúncia anônima, segundo a polícia de San Jose. A polícia prendeu Davies em 6 de junho. Agora, ele enfrenta acusações por ter entrando em contato com uma menor para cometer um crime.

Em um comunicado da semana passada, o Departamento de Polícia de San Mateo disse que colocou Davies sob licença administrativa assim que descobriu a investigação. “Esta alegada conduta, se for verdade, não é de forma alguma um reflexo de tudo o que defendemos como departamento, e é uma afronta aos princípios de nosso departamento e de nossa profissão como um todo”, disse Susan Manheimer, chefe da polícia de San Mateo, em uma declaração.

O Gizmodo pediu à Polícia de San Mateo um comentário sobre a atuação de Davies após ter interagido com uma conta falsa do Tinder, e o departamento enviou o mesmo comunicado distribuído na semana passada.

Esta não á primeira vez que alguém usou o Snapchat para enganar outras pessoas, mas talvez inaugure uma nova tendência de pessoas usando filtros para “iludir” as pessoas para o bem ou para o mal.

Sair da versão mobile