É o fim da linha para a desenvolvedora do Draw Something

Há cerca de um ano, a dona do FarmVille comprava a dona do jogo Draw Something por US$ 200 milhões. O que poderia dar errado? Bem, tudo: depois que o jogo perdeu milhões de usuários, sua criadora – a OMGPOP – chega hoje ao fim. O escritório da empresa foi fechado, e a maioria dos […]

Há cerca de um ano, a dona do FarmVille comprava a dona do jogo Draw Something por US$ 200 milhões. O que poderia dar errado? Bem, tudo: depois que o jogo perdeu milhões de usuários, sua criadora – a OMGPOP – chega hoje ao fim.

O escritório da empresa foi fechado, e a maioria dos funcionários foi demitida. Para reduzir custos, a Zynga – dona do FarmVille – fechou escritórios em Nova York, Los Angeles e Dallas (EUA); e colocou 520 pessoas no olho da rua, ou 18% de sua força de trabalho.

Vale notar que o jogo continuará existindo, disponível para iOS, Windows Phone, Android e web. No entanto, por mais que a Zynga continue a usar a marca OMGPOP, a equipe já não será mais a mesma.

Se você (assim como eu) nunca jogou Draw Something, saiba que somos exceção: o jogo de adivinhar o que outros desenharam se tornou tão popular que chegou a 20 milhões de usuários por dia.

Com tamanha popularidade, ele começou a ofuscar os conhecidos jogos da Zynga, como Farmville e Mafia Wars. Então claro que ela comprou a desenvolvedora do jogo em um negócio milionário.

Isso foi uma ótima notícia para os cofundadores da OMGPOP: Charles Forman, por exemplo, diz que tinha só US$ 1.700 na conta bancária em um dia, e milhões no outro por causa da aquisição. E, no início, a Zynga faturava uma boa grana com o app – cerca de US$ 250.000 por dia. Eles logo conseguiram rentabilizar o app para além das propagandas: você desenhava logotipos de empresas, ou até mesmo personagens de filmes como Jogos Vorazes e Os Vingadores.

draw-something-ads

Mas parece que a empresa superestimou o poder do joguinho. Poucas semanas depois, as pessoas pararam de jogar Draw Something. Hoje são cerca de 0,5 milhão de usuários ativos por dia, segundo a AppData, que mede os usuários que acessam o jogo via Facebook. Se o app não for usado, a Zynga não ganha um centavo.

A empresa logo preparou uma segunda versão do jogo: o Draw Something 2 foi lançado em abril para iOS com mais ferramentas de desenho e um feed social. No entanto, mesmo com o apoio (obviamente pago) de celebridades, ele não conseguiu replicar o sucesso do antecessor.

Os prejuízos do jogo chegaram a tal ponto que quase todos os funcionários da OMGPOP foram demitidos, inclusive do alto escalão – como Ali Nicolas, a ex-vice-presidente:

E a situação geral da Zynga está piorando. O número de usuários ativos vem caindo: foram 52 milhões por dia no primeiro trimestre, o nível mais baixo da empresa. E após as demissões, ela revisou suas estimativas para este trimestre: o prejuízo deve ser ainda maior – US$ 28 milhões a 39 milhões.

Para reduzir a dependência ao Facebook, eles permitem jogar FarmVille e outros sem login na rede social. Para reduzir custos, eles fecharam 18 jogos nos últimos meses. Agora a empresa se agita para focar nas plataformas móveis – mas a transição está mais difícil do que se esperava.

Dos 20 apps mais usados no Facebook, há apenas dois jogos da Zynga: FarmVIlle 2 e Texas Hold’em Poker. Quais são os jogos mais populares? Em primeiro lugar, está Candy Crush Saga; logo abaixo, vemos outros da mesma desenvolvedora, a King. Desta vez, no entanto, algo me diz que a Zynga não vai gastar mais alguns milhões para comprá-la. [Valleywag e AllThingsD]

Imagem por Fast Company

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas