A Microsoft já tinha avisado em maio: o tempo para resgatar a atualização gratuita para o Windows 10 está terminando. O prazo se encerra na próxima sexta-feira (29). Depois da data, os usuários que quiserem comprar uma cópia do Windows 10 legítima terão que desembolsar R$ 469,99 pela versão Home ou R$ 809,99 pela Professional.

Windows 10: perguntas e respostas sobre a atualização
Atualização de aniversário do Windows 10 chega em agosto

A Microsoft quer que 1 bilhão de dispositivos tenham o Windows 10 até o final de 2017. O sistema hoje está em mais de 350 milhões de dispositivos e, segundo a companhia, foi a adoção mais rápida de qualquer outro sistema da Microsoft. O caminho é bem longo e com esses preços dificilmente conseguirão atingir a meta, ainda que o número inclua PCs, Xbox One, smartphones e dispositivos da Internet das Coisas – como o Raspberry Pi, que pode rodar o Windows 10 IoT Core.

Se você ainda está usando o Windows 7 ou 8.1 e quiser receber a atualização gratuita, entre no Windows Update e aceite a instalação do Windows 10. Todos os seus arquivos e programas virão juntos, mas fazer um backup dos seus dados nunca é demais.

Tabela de atualização para o Windows 7 e 8.1

Uma ferramenta disponível no próprio site da Microsoft permite criar uma imagem ISO da sua cópia legítima do Windows 10, caso precise formatar o computador em algum momento.

A partir do dia 2 de agosto, o Windows 10 receberá o update de aniversário, um grande pacote de novidades e melhorias. A Cortana está mais esperta, foi adicionado o suporte ao Windows Ink, o Edge está mais eficiente, há novas experiências para games e mais segurança.