_Windows

Microsoft avisa que Windows Phone 7.x está próximo a ser abandonado de vez

O Windows Phone 7 teve uma história conturbada; na verdade, a Microsoft sabia que ele teria vida curta antes mesmo de lançá-lo. E em alguns meses, ele deve ser abandonado de vez. A Microsoft divulgou um aviso para os produtos que perderão suporte no segundo semestre de 2014, e o Windows Phone 7.8 está na […]

Lumia 800.

O Windows Phone 7 teve uma história conturbada; na verdade, a Microsoft sabia que ele teria vida curta antes mesmo de lançá-lo. E em alguns meses, ele deve ser abandonado de vez.

A Microsoft divulgou um aviso para os produtos que perderão suporte no segundo semestre de 2014, e o Windows Phone 7.8 está na lista: a data final é 9 de setembro. A empresa alerta:

A Microsoft vai fornecer atualizações para o sistema operacional em seu celular, incluindo atualizações de segurança, por um período de 18 meses após a data de início do ciclo de vida.

Isso significa que ele não receberá nem mesmo atualizações de segurança daqui para a frente. Ao contrário de sistemas para desktop, o Windows Phone não tem o “suporte estendido” de cinco anos que garante apenas correções de segurança.

Em 2012, a Nokia fez uma agressiva campanha publicitária para seu Lumia 900 com Windows Phone 7, dizendo que ele era o fim do smartphone “beta” mal-acabado. Poucos meses depois, a Microsoft anunciava que o aparelho não seria atualizado para Windows Phone 8. (Mesmo assim, ele chegou ao Brasil custando R$ 1.799.)

De acordo com a AdDuplex, 17% dos usuários de Windows Phone ainda estão nas versões 7.x.

O 7.8 trouxe basicamente novidades estéticas: blocos redimensionáveis na tela Iniciar e imagens do Bing (mais senha numérica) na tela de bloqueio. Aparelhos da Nokia também receberam compartilhamento de internet, envio de arquivos via Bluetooth e alguns novos apps. Isso foi há mais de um ano.

Aparelhos com Windows Phone 7.x não puderam ser atualizados para a versão 8.0 por terem kernels diferentes: um é baseado no antigo Windows CE; o outro, no NT (assim como o Windows 8). Apps feitos em código nativo para o WP8 não funcionam na versão 7.x, e eles são a maioria atualmente – basta dar uma olhada em nossos apps da semana, por exemplo.

E o Windows Phone 8? Bem, este viverá por um bom tempo, por dois motivos. Primeiro, a Microsoft garante suporte “por um mínimo de 36 meses” após o início do ciclo. Segundo, todo dispositivo poderá ser atualizado para a versão 8.1, e seu suporte acaba em julho de 2017 – podendo ser estendido à medida que novas versões são lançadas.

Mas para o Windows Phone 7.x, estamos chegando ao fim da linha. Afinal, para apostar no futuro, é preciso deixar o passado. [Microsoft via ZDNet via TechCrunch]

Foto: Marc Biebusch/Flickr

Sair da versão mobile