_Facebook

Siga estes passos para o Facebook não excluir suas fotos sincronizadas do smartphone

Desde 2012, o Facebook permite sincronizar na nuvem as fotos que você tira com o smartphone, assim como o Dropbox ou Google Fotos. Isso será removido.

Desde 2012, o Facebook permite sincronizar na nuvem as fotos que você tira com o smartphone, da mesma forma que o Dropbox ou Google Fotos. Agora, a rede social emitiu um ultimato: se você não agir antes do dia 7 de julho, essas fotos sincronizadas serão removidas.

Ao longo da última semana, usuários do Facebook vêm recebendo um e-mail informando que as fotos sincronizadas serão removidas em breve. Vale notar que isso vale apenas para o backup privado das suas fotos na nuvem – as imagens que você compartilhou publicamente ou com amigos não serão afetadas.

A ideia é abrir caminho para o aplicativo Moments: lançado há um ano, ele sincroniza suas fotos, detecta quem está nelas e permite compartilhá-las diretamente para essas pessoas.

Você não sabe se tem fotos sincronizadas? Vá até o seu perfil, clique em Fotos e veja se existe um álbum “Sincronizado do celular”. Se houver, você receberá o aviso de remoção mais uma vez:

De acordo com a mensagem, os usuários têm três opções: 1) baixar o Moments; 2) baixar as fotos sincronizadas para o computador; 3) deixar que o Facebook apague tudo permanentemente.

Para baixar as fotos no computador, vá até o seu perfil, clique em Fotos e abra o álbum “Sincronizado do celular”. Lá, clique no ícone da engrenagem e depois em “Baixar álbum”. Se você preferir o Moments, ele está disponível para Android e iOS – neste caso, suas fotos sincronizadas ficarão por lá e não serão removidas.

Este é o comunicado oficial:

Informações importantes sobre as suas fotos

As fotos que você sincronizou de forma privada do seu telefone para o Facebook serão excluídas em breve. No começo do ano, elas foram movidas para o Moments, um novo aplicativo do Facebook. O aplicativo Moments permitirá que você organize e compartilhe de maneira particular as fotos de seu telefone, e baixe ou exclua fotos que você sincronizou no Facebook. O Moments está disponível para download na App Store e na Google Play Store.

Se você deseja manter essas fotos, baixe o Moments e faça logon antes do dia 7 de julho.

Se você não deseja ter o Moments, também é possível baixar essas fotos diretamente no computador usando o seu perfil do Facebook.

O recurso de sincronização do Facebook facilitava o upload de fotos para a rede social. Elas ficavam em uma pasta separada que não é pública, de modo que os usuários podem optar por compartilhá-las ou não. Isto será eliminado em favor do app Moments.

O Moments tem alguns recursos extras: além de escanear suas fotos para detectar rostos, ele agrupa as imagens por data e por localização, permitindo aos usuários compartilhar fotos a partir de um ponto no tempo entre amigos. O app pode sugerir “momentos” para você com base em fotos do seu smartphone, ou você pode adicioná-los manualmente.

É mais um exemplo do Facebook forçando os usuários a usar apps diferentes da empresa, o que pode ser desagradável. Em 2014, o Facebook retirou o chat do app principal e sugere desde então que você baixe o Messenger. Em breve, não será possível nem mesmo usar o chat em m.facebook.com – ele ficará restrito ao app.

[CBS News e Forbes]

Colaborou: Felipe Ventura.

Sair da versão mobile