Até parece que você nem sabia o que o pião no final significa! Ainda assim, se você tiver um vislumbre de dúvida na sua mente, veja só o que Sir Michael Caine disse sobre o final. AVISO: SPOILERS porque a gente vai falar do final de um filme, né.

Tá, se você voltar ao final, você vai lembrar que Don Cobb reencontrou seus filhos e sogro (interpretado por Caine) em uma cena final de arrancar lágrimas. Como é típico dele, ele gira o pião para ter certeza de que está de volta à realidade, mas não se importa o suficiente para ver se o pião para de girar (se parar, ele está mesmo no mundo real).

Caine deixou escapar um bom spoiler quando apareceu na BBC Radio para promover sua autobiografia. Isto é o que ele tinha a dizer sobre o final de Chrisptopher Nolan, roteirista e diretor de Inception:

"[O pião] cai no fim, é aí que eu volto. Se eu estou em cena é porque é real, porque nunca estou no sonho. Eu sou o cara que inventou o sonho."

Pronto, confirmação conclusiva de que o final era exatamente o que você suspeitava. Eu ainda queria que Nolan tivesse feito como Ridley Scott e filmasse vários finais para nos confundir – ou que o personagem do Michael Caine tivesse colocado a mão no pião, fazendo-o parar e não deixando a gente saber se, no fim, tudo era real ou não.

Ah, e ele deveria ter ficado de boca fechada também. Bem, como diz o ScreenRant, "qualquer coisa que Michael Caine diga sobre o que Christopher Nolan queria para o final de Inception qualifica-se tecnicamente como boato", então tudo bem. [BBC via ScreenRant]