A pesquisa foi realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços (Abecs) em parceria com o Datafolha, está sendo finalizada e será divulgada no final de setembro. Foram entrevistados 1.800 mil lojistas em todo o País e 2.000 moradores das principais cidades brasileiras. As lojas afirmaram que 55% da receita veio de cartões em dezembro de 2010. As famílias das grandes cidades, por sua vez, responderam que 44% dos gastos foram pagos com cartão e 40% com dinheiro, no segundo semestre de 2010. 71% dos entrevistados tinham cartão, e 67% o utilizavam habitualmente.

Então por que ainda há resistência em pagar com cartões? Há quem aponte o medo de ter o cartão clonado. Bem, de acordo com a consultoria Horus, a quantidade de cartões clonados saltou de 13.718 em 2009 para 21.229 em 2010. Só que hoje existem mais de 648 milhões de cartões em circulação no Brasil – a chance de clonarem seu cartão é efetivamente irrisória.

Basta tomar alguns pequenos cuidados – ficar de olho no cartão e prestar atenção no visor da maquininha, para verificar o valor – e pronto. Eu evito ao máximo pagar compras, contas de bar e afins com dinheiro, nunca tive problemas com isso nem conheço alguém que teve. E você, por que ainda não usa cartão? [IDG]

Foto por Josh Kenzer/Flickr