YouTubers percebem que registrar palavra “React” foi má ideia e voltam atrás
A dupla Fine Bros faz um sucesso enorme no YouTube com um formato de vídeos “[grupo de pessoas] reage a [alguma coisa]”. Mas eles se tornaram o foco do ódio coletivo da internet após revelar um plano de registrar a marca “React”. Após a repercussão negativa, eles resolveram cancelar tudo.
O canal Fine Brothers Entertainment se tornou famoso por vídeos que mostram crianças reagindo ao computador Apple II, idosos reagindo a dubstep, entre outros. São 3,8 bilhões de visualizações no total.
Benny e Rafi Fine basicamente assumiram que eram donos do formato “react”, e tiveram a ideia de licenciar esse estilo para outros usuários do YouTube. Em troca, eles receberiam parte da receita gerada pelos vídeos.
O problema é que, para reforçar isso, eles tentaram tornar a palavra “REACT” em uma marca registrada, juntamente a termos semelhantes como “Adolescentes reagem”, “Idosos reagem”, e assim por diante. Como explicamos por aqui, isso demonstra um interesse em eliminar todo e qualquer vídeo que contasse com a palavra “react” no YouTube.
A internet entrou em polvorosa, e passou os últimos dias postando críticas, dando dislikes nos vídeos do Fine Bros e cancelando inscrições no canal.
Em um post no Medium, a dupla voltou atrás em seus planos para dominar o YouTube, e pediu desculpas a seus fãs:
Estamos aqui para pedir desculpas.
Nós percebemos que criamos um sistema que poderia ser facilmente usado para algo errado. Estamos consertando isso. Marcas como esta poderiam teoricamente ser usadas para dar a empresas (incluindo a nossa) o poder de policiar e controlar vídeos online – esta é uma preocupação válida, e embora possamos afirmar que as nossas intenções são puras, não há nenhuma forma de provar isto.
Decidimos fazer o seguinte:
1. Rescindir todas as nossos marcas registradas e pedidos para “React”.
2. Interromper o programa React World.
3. Publicar todas as reivindicações passadas de Content ID.
Além disso, os vídeos que anunciavam o programa React World foram tirados do ar. Se esses gestos são suficientes para restaurar a fé nos Fine Bros, só o tempo dirá. Por enquanto, o número de inscritos no canal continua a cair.
[Medium]