Mesmo entre os americanos, há poucas pessoas que apreciam tanto os hot rods quanto o maravilhosamente inventivo Johannes Rojola, da Finlândia. Confira suas miniaturas detalhadas e criativas de muscle cars V8 dos anos 1970, e a filosofia por trás de seu trabalho:

Bem, tenho gosto por engrenagens desde sempre, e um interesse especial nas verdadeiras máquinas americanas”, diz Rojola.

Muitos de seus carros são baseados nos designs de hot rodders famosos, como Tom Daniels e George Barris.

Já que me sinto mais como um hot rodder, eu normalmente não faço carros normais, de série. Gosto é de ajustá-los do mesmo jeito que faria no mundo real, se pudesse. Às vezes também gosto de construir modelos interessantes mas pouco conhecidos, como o Dart Cotton Picker.”

O Dart “Cotton Picker” (Colhedor de Algodão) é um pedaço interessante de história. Quando a NASCAR baniu os motores HEMI, o piloto Dave Pearson decidiu competir em corridas de arrancada usando uma perua Dart com motor HEMI traseiro. Já a Vanbulance foi um popular desenho de Tom Daniels, com um V8 supercharger montado no lugar do assento do passageiro.

Criar uma dessas belezas pode levar algumas horas, no caso dos carros pequenos, até vários dias, para os modelos maiores.

Eu começo a construir carros tendo uma ideia do que quero fazer. Então pego algumas fotos de referência na internet e em revistas automotivas. Para carros maiores, tenho técnicas especiais para calcular para calcular as medidas através de plantas, quando disponíveis, ou por fotografias. Quero que esses carros pareçam reais o máximo possível, com interiores, motores e conjuntos mecânicos.”

A técnica é maravilhosa, assemelhando os veículos através de um meio de modelagem que poderia ser restritivo.

Desde a infância, o Lego deixou de ser um brinquedo para se tornar uma maneira de realizar meus sonhos automotivos em um tipo de forma concreta.”

Olhando para eles, nós estamos sonhando com você. Dá para ver mais carros, incluíndo um impressionante Cougar, nessa página do Flickr. por Matt Hardigree