_Aplicativos

Firefox vai em breve bloquear a execução automática de áudio e vídeo em sites

Poucas coisas são tão irritantes quanto aquele momento em que você está navegando na internet e um vídeo começa a tocar automaticamente em uma das suas 10 mil abas abertas. Felizmente, usuários do Firefox terão a habilidade de desativar a função autoplay. O recurso deve estar disponível no próximo mês. De acordo com a Mozilla, […]

Alexander Hassenstein/Getty Images

Poucas coisas são tão irritantes quanto aquele momento em que você está navegando na internet e um vídeo começa a tocar automaticamente em uma das suas 10 mil abas abertas. Felizmente, usuários do Firefox terão a habilidade de desativar a função autoplay. O recurso deve estar disponível no próximo mês.

De acordo com a Mozilla, a função chega no dia 19 de março, quando o Firefox 66 for lançado para desktop e Android. Com a atualização, o Firefox promete bloquear qualquer autoplay de áudio ou vídeo em um site recém aberto. Que fique claro: reprodução automática sem áudio ainda será permitida, e se você quiser o autoplay — por que diabos alguém gostaria disso? — pode clicar em um ícone que vai aparecer na barra de endereços do navegador.

Você poderá manter a função autoplay se você previamente deu permissão para o navegador acessar seu microfone ou câmera naquele site — aqui estamos nos referindo a serviços de conferência pela internet.

Estes recursos já estão disponíveis em outros navegadores, como Google Chrome, Safari e Microsoft Edge. Chama a atenção que a Mozilla tenha demorado tanto tempo para pensar nisso — bom, antes tarde que nunca, né?

“Bloquear o auto-play é apenas um passo em nosso plano de reduzir a irritação do usuário e recomendar que os websites desenvolvam uma experiência que respeite a escolha do usuário”, disse um porta-voz da Mozilla ao Gizmodo por e-mail. “Há muitos sites pequenos, geralmente locais, que não têm os recursos para evoluírem rapidamente, e este tipo de ação [bloquear o autoplay] pode causar um impacto. Queríamos ter tempo para contatar nossos parceiros e implementar mais controles de usuário no front end antes de liberar este recurso.”

[TechCrunch, Mozilla]

Sair da versão mobile