_Aplicativos

Mozilla começa a incluir conteúdo patrocinado na “nova aba” do Firefox

Em fevereiro, a Mozilla anunciou que iria colocar conteúdo patrocinado na nova aba do Firefox, e agora isso está presente na versão Nightly do Firefox.

Em fevereiro, a Mozilla anunciou que iria colocar conteúdo patrocinado na “nova aba” do Firefox para diversificar sua fontes de renda; hoje, quase toda a sua receita vem do Google.

O recurso foi discutido e explicado nos últimos meses, e agora está presente na versão Nightly do Firefox.

A Mozilla vem sendo extremamente cuidadosa ao implementar este recurso. E ele funciona de uma forma bem simples:

Quando você abre o Firefox Nightly pela primeira vez, ele exibe a mensagem “O que é esta página?”, saída do ícone de roda dentada. Nela, há uma explicação de que a nova aba exibirá os sites que você visita frequentemente, mais alguns itens patrocinados. No texto, eles incluem um link para este artigo da ajuda (ainda a ser traduzido para o português) que explica tudo em mais detalhes.

E é assim que funciona:

A sugestão do YouTube e Wikipédia é apenas uma recomendação simples – a Mozilla não foi paga para exibir esses links. No caso da Wired e Booking.com, a história é diferente, e aparece um aviso de que se trata de conteúdo patrocinado.

E como prometido, à medida que você começa a navegar, os links patrocinados vão sumindo:

Até desaparecerem de vez:

A Mozilla garante que esses anúncios não terão recursos de rastreamento; a empresa só dirá aos anunciantes quantas vezes o link foi exibido e quantos cliques recebeu, sem repassar nada sobre seu histórico ou preferências. Você também pode desativar todos os links (na opção “Blank”) para apenas abrir uma nova aba vazia.

O Firefox Nightly está atualmente na versão 34, que deve chegar ao canal estável – distribuído a todos os usuários – em novembro. Coincidentemente, é quando expira o contrato da Mozilla com o Google; ele foi renovado todo ano até então. Em 2011, 85% da receita da Mozilla veio do Google; no ano seguinte, isso aumentou para 90%. [The Next Web]

Sair da versão mobile