_Aplicativos

Liberte o editor que existe em você: a nova versão do Flipboard permite criar e distribuir revistas

O Flipboard é velho conhecido nosso: um app rápido e bonito que colhe notícias de diversas fontes para criar, automaticamente, uma revista digital em smartphones e tablets. A nova versão do iOS, o Flipboard 2.0, incorpora um recurso extra bem bacana: a possibilidade de se criar e distribuir revistas, dentro do próprio app, com outros […]

O Flipboard é velho conhecido nosso: um app rápido e bonito que colhe notícias de diversas fontes para criar, automaticamente, uma revista digital em smartphones e tablets. A nova versão do iOS, o Flipboard 2.0, incorpora um recurso extra bem bacana: a possibilidade de se criar e distribuir revistas, dentro do próprio app, com outros usuários.

Digamos que você se interesse pelo trânsito de São Paulo, e leia muito sobre o tema no Flipboard, ou siga gente que aborda o assunto no Twitter ou Facebook. Agora, dá para clicar em um botão de “mais” nas histórias e jogá-las para uma coletânea que, na prática, é a revista em si. O conteúdo vai além do texto; clipes de vídeo e áudio também são aceitos — e seria um desperdício se não fosse o caso. Um mecanismo de busca ajuda a encontrar conteúdo relacionado. O processo é similar ao da criação de um board no Pinterest, ou seja, trata-se de um trabalho de curadoria. A diferença é que o resultado é bem mais elegante.

Após achar alguns artigos sobre carros e bicicletas e motos na capital paulista, o Flipboard empacota tudo, cria uma capa legal e sua revista ganha o mundo. Ela passa a ser acessível a outros usuários, que podem assiná-la e, futuramente, receber sem esforço novas edições. Isso significa que você também pode buscar revistas de conteúdos específicos.

O Flipboard está fechando parcerias para fomentar o novo recurso. Uma, com a revista Rolling Stone, já rendeu uma revista especial sobre os Beatles, com direito à história do quarteto de Liverpool recheada de conteúdo multimídia. Outra, com o Etsy, um site serve de ponte entre artesãos e clientes, também foi firmada; com ela será possível acrescentar itens à venda lá nas revistas e comprá-los direto do Flipboard.

Ele sempre foi um dos apps mais bonitos e redondos, tanto no iOS quanto no Android. Esta atualização, por ora, só chegou ao iOS. [Flipboard]

Sair da versão mobile