Há alguns meses o Flipboard ganhou um recurso para você criar a sua própria revista dentro do app e distribuir para seus amigos. E agora essas revistas estão disponíveis também para serem lidas pela web.

Até hoje, o Flipboard era acessível apenas em dispositivos móveis, mas isso começou a mudar. Os mais de 75 milhões de usuários do app podem agora instalar um botão na barra de favoritos chamado “Flip It”. Aperte-o dentro de qualquer site e uma janela pop-up abrirá com a opção de você adicionar a página em uma das suas revistas. E você também pode compartilhar essas revistas para outras pessoas acessarem na web – independentemente delas terem ou não uma conta no Flipboard, ou mesmo que não tenham o app instalado em nenhum dispositivo.

Você também pode editar as revistas na versão para web – a combinação teclado e mouse torna bem mais fácil a organização das matérias em comparação às touchscreens dos smartphones e tablets.

A versão para web segue o mesmo estilo da versão móvel, com o efeito de “flip” que simula uma página virando (como em revistas físicas).

flipboardwebmagazines

Desde que foi incorporada, a ferramenta de criação de revistas já gerou mais de 2 milhões de publicações. Não apenas de profissionais da área, mas também de gente interessada em fotografia, por exemplo, que cria uma coleção com o que há de mais interessante na internet. Uma newsletter da web 2.0, praticamente.

O Flipboard começa assim sua expansão para além dos dispositivos móveis – e vale lembrar que uma versão para Windows 8 do app vem aí. A chegada à web tem, obviamente, motivações econômicas: o Flipboard acredita que, assim, conseguirá atrair mais anunciantes do que apenas em mobile. Ainda assim, é interessante ver toda a elegância do Flipboard agora acessível também via browser. [TechCrunch]