_Espaço

O novo foguete reutilizável da Blue Origin é absurdamente grande

A Blue Origin, empresa espacial de Jeff Bezos – fundador da Amazon – está recebendo um novo membro em sua família de foguetes reutilizáveis, e ele é enorme.

A Blue Origin, empresa espacial de Jeff Bezos – fundador da Amazon – está recebendo um novo membro em sua família de foguetes reutilizáveis, e ele é enorme. Conheça o New Glenn, um foguete com 7 metros de diâmetro e 1.750 toneladas de empuxo.

• O foguete mais rápido do mundo lançou um satélite secreto
• Filmagens do lançamento e aterrisagem de foguetes da SpaceX mostram tudo de muito perto

Jeff Bezos anunciou o novo modelo e mostrou um gráfico que o compara com outros grandes foguetes. O New Glenn tem 95 metros de altura na sua versão de três estágios – um pouquinho menor do que o foguete mais alto do mundo, o Saturn V, com 110 metros.

Embora ele seja um dos mais altos, isso não quer dizer que seja o mais poderoso. O Falcon Heavy da SpaceX, que deve ser anunciado em breve, deve conseguir atingir 2.260 toneladas de empuxo. Já o Saturn V conseguia gerar mais de 3.000 toneladas.

Ainda assim, é um foguete bem poderoso e que sinaliza as ambições da companhia de explorar o espaço mais a fundo. “A versão com 3 estágios – com o estágio mais alto gerando impulso via hidrogênio – é capaz de ir além das necessidades de missões complexas como a LEO“, disse Bezos.

O nome do foguete é uma homenagem ao astronauta John Glenn. A Blue Origin espera que ele faça seu primeiro voo no final da década. Eles também anunciaram o nome da próxima linha de foguetes: New Armstrong; porém, não revelaram nenhum detalhe.

Sair da versão mobile