_Espaço

Elon Musk anuncia novo foguete que vai te levar a qualquer lugar da Terra em menos de uma hora

Antes do 69º Congresso Aeronáutico Internacional na manhã desta sexta-feira (29), Elon Musk fez algumas previsões ousadas para sua empresa de aeronáutica SpaceX: um novo foguete enorme que conseguiria colocar um satélite dez vezes maior que o Hubble no espaço, uma base na Lua e duas missões tripuladas para Marte até 2024 para encontrar fonte […]

Antes do 69º Congresso Aeronáutico Internacional na manhã desta sexta-feira (29), Elon Musk fez algumas previsões ousadas para sua empresa de aeronáutica SpaceX: um novo foguete enorme que conseguiria colocar um satélite dez vezes maior que o Hubble no espaço, uma base na Lua e duas missões tripuladas para Marte até 2024 para encontrar fonte de água e construir um depósito de reabastecimento de foguetes. Ele encerrou a apresentação com uma bola curva — usar foguetes para levar passageiros da Terra para outro lugar na Terra.

• Elon Musk publica mega coleção explosiva dos seus maiores fracassos com foguetes
• Avião espacial super secreto dos EUA volta à órbita nesta semana com ajuda da SpaceX

Usando o novo grande foguete da SpaceX, ainda sem nome (que tem o ótimo codinome de “Big Fucking Rocket”, algo como “Foguetão da Porra”), Musk estima que uma jornada entre quaisquer dois pontos em nosso planeta levaria menos de uma hora. Para efeito de comparação, um voo em uma companhia aérea de Nova York para a Austrália leva algo em torno de 23 horas.

Como ele funciona? Bom, ele não existe ainda, mas Musk mostrou um vídeo retratando silhuetas embarcando em um navio, que as leva mar adentro para uma plataforma de lançamento da SpaceX. O veículo então dispara em direção à órbita baixa da Terra a 28,9 mil quilômetros por hora, o foguete impulsionador faz um giro de 180º no topo, e então a espaçonave pousa em Shanghai.

A grande distinção entre a SpaceX e suas concorrentes é o custo. Musk sabe como lançar um foguete de modo econômico, mas ainda estamos descrevendo o ato de enviar uma nave pela atmosfera da Terra por dezenas de milhões de dólares por lançamento. O BFR ainda não existe, claro, mas as próprias estimativas conservadoras da empresa para o veículo de lançamento Falcon Heavy põem um preço de US$ 90 milhões por voo. Como é que um dia isso poderia ser acessível? Talvez a novidade escondida seja que a SpaceX também vai trazer aquela economia pós-escassez de Star Trek.

Sim, existe uma ironia no fato de que “construir uma base na Lua” pareça mais plausível do que “além disso, passe por enormes hubs de transporte, só que muito mais rápido”. Entramos em contato com Musk para detalhes sobre o que podemos imaginar ser um plano bastante tentador. Atualizaremos a nota se tivermos resposta.

Imagem do topo: SpaceX

Sair da versão mobile