_Dicas

Fone com cancelamento de ruído ativo: 3 dicas para não se desligar do mundo

Ouvir música sem ruído algum é tudo de bom, não? Separamos três dicas para você não se desconectar completamente do mundo enquanto curte sua música ou podcast . Confira

Imagem: Reprodução/Unsplash

Se você gosta de ouvir música sem nenhuma interferência ou, por exemplo, trabalha com edição de vídeos, um fone com cancelamento de ruídos é perfeito. Existem dois tipos de fones sem ruídos: o ativo e o passivo.

Desta vez, vamos focar no ativo e o porquê de não ser tão seguro usar esse tipo fone constantemente.

O fone ativo funciona assim: utiliza-se uma espécie de microfone, como um filtro, que monitora o barulho do ambiente e cria um sistema anti-ruídos a partir de ondas sonoras criadas pelo próprio aparelho. Essas ondas imitam a estrutura do barulho de fora, agindo como espelhos, “refletindo” essa onda sonora externa e cancelando-a.

Parece ser um aparelho perfeito, não? Mas dois pontos precisam ser levados em conta (lembre-se que nem todas as marcas têm essas ocorrências):

– Pressão nas orelhas: para algumas pessoas, a pressão exercida é às vezes comparável ao que se sente “com um avião decolando”;

– Zumbido nos ouvidos: com o volume mais alto, isso se torna ainda mais pronunciado pela falta de qualquer ruído de fundo externo.

Cuidados com a desconexão do mundo exterior

Mas para você que escolheu usar os fones, estar totalmente isolado pode não ser tão saudável. É necessário conectar-se com o mundo exterior de alguma maneira para não correr riscos de acidente, roubo, distração.

Trouxemos três dicas para você utilizar o modelo sem se desligar totalmente do mundo.

1- Observe as pessoas e paisagens

Não se esqueça que você continua rodeado de pessoas e de coisas. Então, é primordial para não se desligar do mundo, olhar pessoas e ambientes. Se atente ao detalhes, tenha um novo olhar para as coisas. A distração pode ser traiçoeira.

2- Faça exercícios ao ar livre

Aproveite sua música ou seu podcast tendo contato com a natureza. Aproveite a falta de ruído e conecte-se com plantas, gramados, flores e árvores. Pode ser uma caminhada, corrida ou um passeio num parque ou nas ruas mesmo.

3- Leia um livro

Um livro é um mundo de possibilidades. Escolha um romance, uma aventura ou um thriller e, enquanto você ouve sua música, você se conecta com histórias e personagens. Boa imersão.

Sair da versão mobile