Se a segunda geração de AirPods parece ter ficado abaixo das expectativas, os novos Powerbeats Pro by Beats despertam outros sentimentos. Eles são fones de ouvido sem fio projetados para esportes e equipados com o novo chip H1 da Apple, têm qualidade de som superior e oferecem até nove horas de duração de bateria, o que é bastante impressionante. Em outras palavras, os Powerbeats Pro fazem tudo o que os novos AirPods fazem — mas melhor.

Eu recentemente passei algum tempo experimentado estes novos fones, acompanhado por algumas pessoas da Beats. Eles me disseram que a empresa queria criar um fone de ouvido completamente sem fio para esportes, mas que também trouxesse melhorias em todos os sentidos em relação aos fones de ouvido Beats mais antigos.

Portanto, os Powerbeats Pro não são apenas uma versão sem fio dos Powerbeats 3, que fizeram muito sucesso nos EUA. Eles foram completamente redesenhados. Tudo, dos drivers às baterias aos componentes, é novo e diferente. E dá para perceber isso logo que você os coloca em seus ouvidos.

Recursos de Apple

Para voltar ao exemplo dos AirPods, os Powerbeats Pro funcionam quase magicamente bem com outros dispositivos da Apple. Eles ligam ao serem retirados do estojo de carga (que é um pouco volumoso) e se conectam ao seu celular ou relógio ou outro aparelho assim que você os coloca em seus ouvidos. Há um pequeno sensor óptico igual ao dos AirPods, para que os fones de ouvido saibam se estão no ouvido ou não.

Você pode emparelhar os Powerbeats Pro a um novo dispositivo iOS abrindo a caixinha dos fones perto do aparelho. Dá para verificar o nível da bateria da mesma maneira. Os Powerbeats Pro funcionam como fones de ouvido Bluetooth normais com dispositivos Android.

Detalhes dos Powerbeats ProFoto: Adam Clark Estes/Gizmodo

Toda essa conectividade acontece graças ao novo chip H1 da Apple. Isso também significa que os Powerbeats Pro também oferecem a possibilidade de falar com a Siri. Os microfones com conformação em feixes ficam sempre ligados.

Assim, você pode dizer “Siri, toque Alan Parsons Project no Apple Music” enquanto está correndo, sem precisar apertar nenhum botão nem tocar em nada. Em teoria, os microfones e uma melhor conectividade também devem tornar os fones de ouvido Powerbeats Pro ótimos para chamadas telefônicas.

Além dos microfones, também há um acelerômetro de detecção de fala. Ele rastreia o movimento da sua mandíbula e filtra o ruído de fundo. Os AirPods contam com tecnologia similar.

Fones para esportes

A comparação com os AirPods para quando você olha para o design e o ajuste dos Powerbeats Pro. Considerando que os AirPods são fones de ouvido para a vida cotidiana, os Powerbeats Pro não têm nenhum problema para estarem prontos para quem leva um estilo de vida esportivo.

Eles são à prova de suor e de água, então você pode usá-los na academia. O design característico, feito para enganchar na orelha, também o torna muito estável em seus ouvidos. Assim, você pode usá-los para atividades mais agitadas, como ginástica.

Além de serem totalmente livres de fios, os novos Powerbeats Pro também são mais leves e quase 25% menores que os Powerbeats 3. Eu fiquei francamente encantado com a forma como o Powerbeats Pro desaparecia quando eu os colocava em meus ouvidos. Dito isso, é preciso um pouco de prática para colocar esse gancho na posição correta. Quando deu certo, os novos Powerbeats ficaram estranhamente confortáveis.

Powerbeats 3 e os novos Powerbeats ProPowerbeats 3 e os novos Powerbeats Pro. Foto: Adam Clark Estes/Gizmodo

Som

Um ótimo ajuste, recursos inteligentes e conectividade fácil e estável não importam se os Powerbeats Pro não tiverem um ótimo som. Ao conversar com a equipe do Beats, eles falaram várias vezes sobre a qualidade do som e enfatizaram como tinham acertado a acústica com graves profundos, limpos, balanceados e ricos.

Como alguém que sempre ficou desapontado com a qualidade de som da Beats, eu não acreditei nisso logo de cara. Então, eu escutei algumas músicas nos Powerbeats Pro. E, caramba, elas ficaram ótimas.

“Guilty Party”, do The National, soava maravilhosamente arejada e grande. A linha de baixo de “Get Lucky”, do Daft Punk, ficou perfeitamente grave sem perder seu detalhes ou sua textura. Eu só escutei cerca de 10 músicas durante a breve sessão de testes, então reservarei conclusões para um review completo. No entanto, fiquei impressionado com o pouco que pude ouvir.

Foto: Adam Clark Estes/Gizmodo

Por enquanto, a conclusão geral é essa. Aqui está uma nova geração de Powerbeats, fones de ouvido sem fio que eu sinceramente nunca amei. Eles fazem tudo que os AirPods fazem. Mas eles também são ótimos para esportes e parecem ter um som fantástico em nossos testes iniciais.

Ah, e não se esqueça: a Beats diz que os Powerbeats Pro têm nove horas de duração da bateria. E isso é com uma única recarga, sem contar a bateria do estojo. Com esse tempo, os fones supostamente aguentam quase o dobro do que os AirPods e praticamente todos os outros fones de ouvido sem fio que estão por aí.

Preço e disponibilidade

Eu achei que os Powerbeats Pro são um produto bastante ambicioso, e isso é ótimo. Levará algumas semanas até que possamos fazer uma análise completa, e ficaremos felizes em ver como os fones de ouvido realmente funcionam. Eles estarão disponíveis em quatro cores: preto, branco, azul marinho e musgo. Ainda não há previsão de quando eles devem chegar ao Brasil, mas eles aparecem na loja da marca e o preço já foi divulgado: R$ 2.149. A esse valor, é melhor que eles sejam mesmo impressionantes.