Faz algum tempo já que a Apple não depende mais dos mapas do Google, mas até agora ela tem mantido o serviço como base do app Mapas do iOS. O 9to5mac diz, porém, que a Apple deixará de lado o serviço de mapas do Google no iOS 6 para usar um sistema prata da casa.

De acordo com fontes do 9to5, a experiência com o novo app é “muito mais limpa, rápida e mais confiável”, exatamente o tipo de coisa que você esperaria ouvir de uma fonte da Apple.

O mais interessante deve ser o modo de visualização 3D, possível graças à C3 Technologies, uma empresa de mapeamento 3D que a Apple comprou ano passado. Se for minimamente parecido com o que os vídeos demonstrativos dos mapas 3D da c3 mostram, será um upgrade monstruoso ao app Mapas.

Modo 3D no novo Mapas do iOS 6.

Esse afastamento do Google Maps faz sentido do ponto de vista da Apple, dada a guerra que Cupertino trava contra o Google. E já começou no iPhoto para iOS, que usa dados do OpenStreetMaps em vez do serviço do Google. Junte esses dados à pilha de empresas de mapeamento que a Apple comprou (C3, Poly 9, Placebase) e eles parecem mais do que preparados para seguir adiante por conta própria.

Tudo indica que veremos essas novidades na WWDC, o que será um tanto surpreendente já que tudo o que se esperava da Apple para o evento era o Mountain Lion e algumas atualizações de hardware. [9to5mac]