Foo Fighters no metaverso foi um fiasco, mas dá pra ver show de novo
A Meta, empresa dona do Facebook, convidou a banda de rock Foo Fighters para uma “apresentação musical de realidade virtual imersiva de 180 graus no metaverso”, logo após o Super Bowl.
Porém, o show de realidade virtual foi aparentemente um grande fracasso, recheado de dificuldades técnicas.
O Foo Fighters, banda do ex-baterista do Nirvana Dave Grohl, apresentou neste domingo (13) sua performance no metaverso como parte da programação do Super Bowl LVI. O show com dez músicas e 46 minutos de duração foi pré-gravado no Los Angeles Convention Center e transmitido (e agora disponível) no Facebook e no Instagram, além do aplicativo Horizon Ventures.
De acordo com as muitas postagens de fãs frustrados, o primeiro show da banda em realidade virtual, que foi ao ar na noite do Super Bowl, foi extremamente difícil de entrar e, no geral, uma grande decepção, mesmo para aqueles que conseguiram entrar no “local” em absoluto.
O evento muito aguardado prometia uma experiência única de concerto alimentada pelo metaverso, para os proprietários do Meta Quest 2. Dada a popularidade de shows semelhantes organizados por plataformas como Fortnite, muitos esperavam que fosse uma grande vitória de relações públicas para o Meta e seu metaverso.
O show cheio de problemas foi bem documentado por Kent Bye no Twitter, o apresentador do “Voices of VR Podcast”. Em uma thread na rede social, destacou alguns dos melhores aspectos do programa, a maioria de seus tweets e as respostas que ele recebeu mostraram que os fãs não puderam participar devido a instruções confusas (via UploadVR).
Os Foos abriram com a estreia ao vivo de “T-Shirt”. Mais tarde, eles tocaram “Walking After You” pela primeira vez desde 2006, e o show terminou com a primeira apresentação de “Home” desde 2007. Você pode conferir a performance completa no Facebook.
Porém, Kent Bye twittou sobre a experiência decepcionante em que ele detalhou tudo, desde o “lobby” com falhas e quase inexistente que é típico de shows de VR até problemas com as câmeras do show.
1/ THREAD covering the @Meta Quest Foo Fighters concert in VR, which had a horrible onboarding experience, the lobby crashed, & LOTS of people could not get in (see responses below).
This pre-recorded concert started at 8:05p but Horizon Venues didn’t even open until 8p & crashed https://t.co/qqgNgQBKh8 pic.twitter.com/JYtCxncP3w— Kent Bye (Voices of VR) (@kentbye) February 14, 2022
Para quem já teve que esperar em filas virtuais para tudo, como para compra de ingressos para shows , o conceito de sala de espera virtual é bastante comum. No show Metaverse do Foo Fighters, no entanto, o “local” não abriu suas “portas” até o horário de início do show, começando apenas cinco minutos depois dos usuários entrarem.
A maioria dos eventos online, particularmente aqueles em grande escala como este show do Foo Fighters, permite que as pessoas entrem em uma sala de espera virtual antes do horário de início oficial – normalmente abrindo cerca de 30 minutos antes do horário do show.
Isso evita que haja um grande impacto nos servidores com os usuários inundando de uma só vez, o que reduz a probabilidade de os participantes sofrerem falhas.
A Meta decidiu optar por uma estratégia diferente. Conforme relatado por Bye, ninguém poderia participar do evento até o horário de início bem anunciado das 20h PT, e o show pré-gravado começou apenas cinco minutos depois, às 20h05.
Às 20h, mais de 61 mil pessoas ansiosas receberam um convite para participar do Foo Fighter’s After Show (aproximadamente o número de pessoas que registraram seu interesse antes do horário), e, sem surpresa, o lobby caiu devido ao influxo de usuários que tentaram para juntar-se em um grande empurrão.
3/ When the reminder to join came up, clicking on that link took you to the dressing room of Venues, but the lobby had crashed out due to the load of everyone joining at once.
There was not an intuitive way to join the concert with a crashed lobby & so many never got in— Kent Bye (Voices of VR) (@kentbye) February 14, 2022
Bye destacou que havia outras maneiras de entrar no show por meio do aplicativo Horizon Venues, mas isso parece não ter sido uma solução intuitiva para os usuários ou os problemas persistiram lá. No auge, o número máximo de espectadores de RV atingiu apenas cerca de 13 mil –menos de um quarto das pessoas que queriam participar.
Os usuários da Quest que puderam participar se viram assistindo a um vídeo pré-gravado de um show, com ângulos de visão abaixo do ideal e operadores de câmera andando pelo palco. Isso fez com que alguns sentissem que o Foo Fighters After Show não era a primeira experiência em VR que havia sido prometida.
Mais tarde no tópico, Bye observou que os diretores da filmagem em VR “pareciam estar priorizando a filmagem para o que ficaria melhor para a versão 2D”, que foi transmitida ao vivo simultaneamente.
“Havia cinegrafistas andando pelo palco matando a vibração geral de imersão”, ele twittou, acrescentando que a transmissão 2D era “mais cinematográfica [e] emocional”, antes de admitir que ele gostou dos próprios Fighters independentemente.
Em resposta às reclamações no Twitter, o vice-presidente da Horizon Worlds, empresa de VR do Facebook que co-produziu o show, Vivek Sharma citou que os problemas foram causados por uma demanda “sem precedentes”. Adicionando que outras oportunidades de ver o show estariam disponíveis para aqueles que perderam a primeira vez.
Sorry about this. Our teams are working on it–the demand was unprecedented.
Another showing just started and there are more airing tomorrow. We're making sure everyone who wants to watch it can get in.
— Vivek Sharma (@pucknorris) February 14, 2022
Além disso, o show da Meta foi muito mais longo do que normalmente vemos para shows gratuitos realizados em espaços virtuais, e a empresa tentou manter um alto nível de polimento na produção.
Críticos como o desenvolvedor de jogos Robert Newton, no entanto, dizem que não havia razão para o Facebook (quer dizer, Meta) estar tão despreparado. “Como os locais multiusuários de VR existem há cerca de 6 anos, eu teria pensado que os produtores do show de VR do Foo Fighters poderiam ter planejado capacidade para mais do que alguns milhares de pessoas”, twittou Newton.
As VR multi-user venues have been around now for about 6 years, I would've thought that the producers of The Foo Fighters VR concert could have planned capacity for more than a few thousand people.
The Metaverse is cool, but apparently tiny.— Robert Newton (@heynewt22) February 14, 2022
Porém, o Fortnite começou a hospedar shows de transmissão ao vivo antes que a pandemia do COVID-19 os tornasse um marco na indústria da música, e um show do artista de EDM Marshmello supostamente teve mais espectadores “presentes” do que Woodstock .
Embora esta não tenha sido a primeira vez que os programas do Facebook Metaverso fracassaram nos últimos meses, esse parece ser um dos maiores erros para a empresa recém-renomeada que engatou seus vagões para a mania de VR. O Facebook está claramente tentando e falhando em replicar o sucesso do Fortnite em seu recém nascido Metaverso.