_Robôs

Força Aérea americana tem robôs com lasers até para remover tinta de aviões

Remover tinta de qualquer coisa envolve algum trabalho (exceto roupas, talvez). Mas imagine que, ao invés de uma parede comum, a tinta devesse ser removida de um avião de guerra, cheio de curvas. E o material usado na pintura não é comum: ele foi fabricado para resistir a voos supersônicos. Decididamente, essa é uma tarefa […]

Remover tinta de qualquer coisa envolve algum trabalho (exceto roupas, talvez). Mas imagine que, ao invés de uma parede comum, a tinta devesse ser removida de um avião de guerra, cheio de curvas. E o material usado na pintura não é comum: ele foi fabricado para resistir a voos supersônicos. Decididamente, essa é uma tarefa difícil. Por isso, a Força Aérea Americana deixa esse serviço para robôs com lasers.

Em parceria com o Centro Nacional de Engenharia Robótica da Universidade Carnegie Mellon e a Concurrent Technologies Corporation, o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea Americana está desenvolvendo um pequeno esquadrão de robôs que conseguem remover a tinta de um caça com uma assistência humana mínima.

Os lasers usados são acoplados nos longos braços articulados dos robôs, para assegurar que o raio esteja sempre no ângulo apropriado  em relação ao contorno do avião. Como não usa materiais químicos como abrasivos, a técnica produz poucos resíduos. A poeira gerada é mínima e instantaneamente removida por um sistema de sucção e filtragem, o que garante que, mesmo projetado para funcionar de maneira autônoma, o processo ainda seja bem seguro para humanos.

Atualmente, os robôs são testados em uma base no norte de Utah, onde seis deles ficarão para limpar e repintar aviões. Mas a questão que fica é: quando a gente vai poder alugar uns desses, hein? Tem uns armários lá em casa precisando de um trato. [Carnegie Mellon via Gizmag]

Sair da versão mobile