_Carros

Ford está testando seus carros autônomos na neve (e isso não é nada fácil)

Um dos obstáculos dos veículos autônomos é dirigir em condições adversas de tempo - a Ford está testando alternativas para seus carros andarem na neve.

Condições climáticas adversas são consideradas uma das principais barreiras para o desenvolvimento dos veículos autônomos. Agora, a Ford anunciou que está testando seus carros que dirigem sozinhos na neve.

>>> Por que não teremos carros autônomos tão cedo

Em um novo vídeo, a Ford mostra que está testando seu Fusion autônomo na Mcity, uma cidade criada nos EUA especificamente para os testes desses veículos. Nessa época do ano, é natural que a região do estado de Michigan sofra com a neve, então alguns podem até dizer que a Ford está fazendo isso por não ter alternativa.

Mas podemos dizer que eles só quiseram um grande desafio. Muitos carros autônomos usam LIDAR para gerar um entendimento das condições da rua ao seu redor, mas a neve torna muito mais difícil conseguir isso com precisão. Em vez disso, a Ford usa os dados do LIDAR para escolher os principais marcos nas imediações do carro, para, em seguida, usar mapas de alta resolução a bordo para navegar na rua.

Esses mapas pré-armazenados nem sempre vão existir, é claro, então essa é uma técnica que só deve funcionar em ruas por onde o carro já passou antes. Isso é algo que humanos conseguem entender perfeitamente, no entanto: dirigir na neve é bem mais fácil se você souber qual é a rota que deve seguir.

[Ford via Engadget]

Sair da versão mobile