_Tecnologia

Foto de manifestante diante de tanques sumiu do Bing por erro humano, diz Microsoft

No aniversário de 32 anos do massacre da Praça da Paz Celestial, na China, buscas por imagens com "tank man" não retornavam resultados.

No último dia 4 de junho completaram-se 32 anos do massacre da Praça da Paz Celestial em 1989, quando as tropas chinesas reprimiram um protesto pró-democracia abrindo fogo e matando centenas de manifestantes em Pequim.

O governo chinês não gosta de falar sobre isso e também não gosta quando outros falam sobre isso. Está quase no topo de uma longa lista de tópicos que censores estatais colocaram em listas proibidas para toda a mídia e internet chinesas. Eles também pressionam as empresas e outras nações que fazem negócios com a China a não mencionarem o ocorrido.

Uma imagem emocionante ficou mundialmente famosa. Ela mostra um indivíduo desconhecido de traje social parado no caminho dos tanques que se direcionavam para reprimir os protestos. Essa imagem é conhecida nos países de língua inglesa como “Tank Man” (ou “homem dos tanques”, em tradução livre). Portanto, é bastante estranho que buscar por essa imagem no Bing, no Yahoo Search e no DuckDuckGo nos EUA não tenha retornado resultados na sexta-feira (4) — algo que a Microsoft se apressou em consertar.

Durante toda a tarde de sexta-feira, usar a função de pesquisa de imagens no Bing, da Microsoft, usando as palavras “Tank Man”, retornava a mensagem: “Não há resultados para tank man / Verifique a ortografia ou tente outras palavras-chave”. (De acordo com o Motherboard, o mesmo acontecia em outros países, incluindo França e Suíça.) O Yahoo Search, que usa o motor do Bing, retornava os resultados: “Não encontramos resultados para: tank man. Experimente as sugestões abaixo ou digite uma nova consulta acima.” Os resultados de DuckDuckGo retornaram, simplesmente, “Desculpe, nenhum resultado aqui.”

Isso foi considerado por alguns, como o veterano repórter de segurança cibernética da Reuters Joseph Menn, como um exemplo da influência que a China exerce sobre empresas de tecnologia estrangeiras que fazem negócios com empresas do país asiático.

É particularmente estranho porque usar a função de pesquisa geral (não a específica de imagens) para “Tank Man” retorna resmas de informações nos três sites, incluindo miniaturas da foto. O uso da função de pesquisa de imagens com “Tank Man Tiananmen Square”, uma expressão mais específica, retorna várias imagens no Bing e DuckDuckGo; usar essa consulta na busca de imagens do Yahoo retorna limitados 17 resultados.

A Microsoft faz negócios na China há décadas e o Bing pode ser acessado de lá. Assim como a Apple e outros concorrentes, a empresa há muito obedece aos caprichos dos censores chineses para manter o acesso ao enorme mercado do país. Ela exclui dos resultados do Bing na China informações que o governo considera confidenciais. No entanto, a empresa disse que o bloqueio dos resultados de imagem para “Tank Man” nos EUA não foi intencional e que o problema estava sendo resolvido.

“Isso se deve a um erro humano acidental e estamos trabalhando ativamente para resolver isso”, disse um porta-voz da Microsoft ao Gizmodo por e-mail.

No início da noite de sexta-feira, pesquisar por “Tank Man” no Bing agora retorna muitos resultados — embora a famosa fotografia apareça apenas de passagem na forma de um papel de parede fortemente modificado para obscurecer os tanques.

Uma razão provável para todos os três sites terem o problema “Tank Man” é que os sites de pesquisa menores não têm escala para indexar a web por conta própria e, portanto, licenciam os índices da Microsoft. Na noite de sexta-feira, os resultados de imagem do Yahoo para a consulta eram idênticos à versão atualizada do Bing.

O DuckDuckGo está bloqueado na China e, portanto, aparentemente teria pouco incentivo para censurar, embora também tenha parceria com o Yahoo e o Bing. Seus resultados pareciam estar em processo de atualização no início da noite de sexta-feira.

O Gizmodo entrou em contato com a Verizon Media, dona do Yahoo, e o DuckDuckGo para comentar, mas ainda não recebeu uma resposta.

Sair da versão mobile