A internet vem especulando há meses sobre o protótipo do PlayStation 5, em um estranho formato de V, visto em documentos de patentes e desenhos industriais supostamente ligados à Sony, mas agora parece que finalmente temos uma imagem real e honesta da coisa. O usuário do Twitter @Alcoholikaust postou uma imagem neste fim de semana mostrando dois dos kits de desenvolvimento lado a lado junto com a legenda, “PS5 alguém?”

Tom Warren, do Verge, comentou mais tarde no Twitter para confirmar que, sim, esses são os mesmos kits de desenvolvimento do PS5 com que a internet tem estado obcecada desde as agora confirmadas ilustrações de design e, posteriormente, um modelo em 3D (reconhecidamente feito pelos fãs) vazou no início do ano.

Suas explicações para o estranho recorte? Isso facilita o empilhamento quando os desenvolvedores precisarem submeter várias máquinas a diferentes testes de desempenho. E, como muitos outros especularam, a forma em V também ajuda a otimizar o resfriamento, e tenho certeza de que também pode ser um ajuste perfeito se você estiver procurando um lugar para guardar seu ferro de passar roupa.

Tradução: Sim, esse é o devkit do PlayStation 5. O motivo de ser grande e em formato de V é para torna-los mais fáceis de serem empilhados por desenvolvedores que realizarão múltiplos testes de desempenho. A refrigeração é otimizada para expulsar o ar pelos lados e pelo centro.

Brincadeiras à parte, lembre-se de que esse deveria ser o kit de desenvolvimento do PlayStation 5, e esses protótipos geralmente variam muito do design final.

A Sony provavelmente vai dar mais detalhes e vislumbres conforme nos aproximamos de sua data de lançamento no Natal de 2020. Algumas pessoas sugeriram que o controle DualShock mostrado nesta nova imagem poderia ser o DualShock 5 atualizado (ele se parece muito com o que foi mostrado em uma patente da Sony que vazou), mas isso não está confirmado no momento.

Um informante que alegou estar trabalhando em um título para os próximos sistemas da Sony e da Microsoft disse anteriormente ao Gizmodo que este protótipo foi lançado no início deste ano sob o codinome “Prospero”, embora os desenvolvedores já tenham usado outras iterações já em 2018. Você pode ler tudo sobre o tipo de informação que eles compartilharam em nossa cobertura anterior, mas já aviso que a maioria das afirmações é apresentada propositadamente de forma confusa.

Quanto ao que sabemos, em abril, o pessoal da Wired se aproximou de um desses devkits como parte de uma entrevista com Mark Cerny, da Sony. De acordo com Cerny, o PlayStation 5 terá uma nova CPU e GPU, áudio 3D, compatibilidade com versões anteriores e – talvez o mais emocionante – um drive de estado sólido que promete velocidades mais rápidas de renderização e carregamento para acompanhar as demandas dos gráficos da próxima geração. Uma demonstração mostrou que o console de próxima geração da Sony deixou seu antecessor no chinelo: enquanto o PS4 Pro levou cerca de 15 segundos para carregar uma seção do Spider-Man, o protótipo do PS5 supostamente o fez em menos de um segundo.

Nosso informante também afirmou que esse protótipo veio com câmeras incluídas, sugerindo que o novo sistema da Sony pode vir com suporte embutido para o tipo de streaming de videogame popularizado por plataformas como Twitch, Mixer e YouTube. A Sony não comentou a existência de nenhum desses recursos, e a Microsoft negou alegações semelhantes a respeito de protótipos para seu console de última geração, o Project Scarlett.

Quanto ao local onde o @Alcoholikaust tirou a foto, eles disseram que veio de um desenvolvedor que…bem, você pode ler o resto.


Tradução: Desenvolvedor. Os devkits já estão por aí há um tempo, esse desenvolver em particular simplesmente não deu a mínima aparentemente.