O fotógrafo alemão Michael Wolf capturou a cultura de altos edifícios antigos em Hong Kong, que tem mais prédios acima dos 150m do que qualquer outra cidade no mundo. Os resultados são impressionantes: você vai jurar que as imagens foram manipuladas de alguma forma.

A face moderna de Hong Kong foi formada, assim como em Nova York, por um grande incêndio.

Em 1953, quando refugiados da China se abrigavam em Hong Kong, uma das maiores favelas da cidade queimou até o chão, deixando dezenas de milhares de desabrigados. O governador britânico da época, Alexander Grantham, viu uma solução em uma forma emergente de arquitetura moderna: a torre pré-fabricada de concreto.

wolf hong kong (2)

O fotógrafo Wolf se mudou para Hong Kong em 1994, três anos antes da entrega oficial da ilha para a China. Mas, como atestam as suas fotos, a impressão digital de Grantham ainda permanece nas torres, que compõem a maior parte do parque habitacional de baixa renda da cidade.

No novo livro de Wolf, The Architecture of Density, ele reúne algumas de suas fotos arquitetônicas mais impressionantes de prédios super-altos de Hong Kong. Nós já vimos a cidade por cima e por baixo, mas encará-la de frente é mais dramático, não?

Você provavelmente está se perguntando se as fotos foram editadas de alguma forma. A resposta? Surpreendentemente pouco. Não há muito Photoshop aqui, apenas alguns ajustes para remover coisas como a linha do horizonte e algumas nuvens errantes do céu. Os próprios edifícios realmente existem como eles são apresentados: uma rede repetitiva de placas de piso e janelas, que muitas vezes mostram um vislumbre da vida no espaço interior – graças a, por exemplo, alguma roupa pendurada nas janelas.

A moradia para a população de baixa renda em Hong Kong, uma aberração geográfica cercada por uma floresta tropical e oceano por todos os lados, ainda é um problema sem resposta – exatamente como na época de Grantham. Mas de acordo com este post do BLDGBLOG de 2012, a cidade encontrou uma forma de encaixar nova infraestrutura no espaço existente: uma rede de cavernas artificiais. Só espero que não mandem pessoas morarem lá. [Michael Wolf]

wolf hong kong (6)

wolf hong kong (1)

wolf hong kong (4)

wolf hong kong (12)

wolf hong kong (8)

wolf hong kong (9)

wolf hong kong (10)

wolf hong kong (7)

wolf hong kong (3)

wolf hong kong (11)

wolf hong kong (13)

Fotos por Michael Wolf