_Fotografia

Fotógrafo só queria capturar um belo pôr do sol, mas acabou travando um monte de Androids

Forma como foto tirada pelo fotógrafo amador Gaurav Agrawal foi exportada não era reconhecida por smartphones com Android 10 e os fazia reinicializar.

Versão recortada da bonita e problemática fotografia. Não se preocupe, ela não vai quebrar seu celular, ela foi editada. Foto: Gaurav Agrawal/Flickr

Durante uma viagem ao Parque Nacional Glacier, em Montana (EUA), no ano passado, o cientista e fotógrafo amador Gaurav Agrawal simplesmente queria capturar um belo pôr do sol. Infelizmente, depois de compartilhar sua foto no Flickr, as pessoas descobriram que o trabalho de Agrawal estava travando certos telefones com Android 10.

Sem o conhecimento de Agrawal, mesmo que sua linda foto tenha tenha sido exibida perfeitamente em seu computador e na web, ao editar a foto no Lightroom, ele exportou a foto usando um esquema amplo de cores HDR.

Normalmente, isso não seria um grande problema. No entanto, como o mecanismo de renderização em cores embutido no Android 10 não era capaz de exibir as cores da foto, definir a foto de Agrawal como papel de parede em alguns telefones Android (sobretudo modelos da Samsung e aparelhos Google Pixel) podia fazer com que eles ficassem reinicializando repetidamente. Para interromper isso, só voltando para as configurações de fábrica do aparelho.

Em uma entrevista recente à BBC, Agrawal, cujo trabalho foi publicado na National Geographic, disse que não fazia ideia de que o formato de exportação causaria tanto estrago. “Esperava que minha foto se tornasse ‘viral’ por um bom motivo, mas talvez isso fique para uma próxima vez.”

“Tenho um iPhone, e meu papel de parede sempre é uma foto da minha esposa”, disse ele à agência, portanto nunca foi um problema para ele.

À medida que a foto se espalhava pela internet, até grandes nomes do mundo tecnológico, como o vazador Ice Universe, começaram a emitir avisos para evitar que as pessoas tivessem problemas com a imagem. Sabe o que mais é interessante? Quando Ice Universe carregou a imagem no Weibo, o perfil de cores da foto foi alterado o suficiente para que ela não apresentasse mais problemas. Isso não aconteceu ao subir a foto no Twitter.

Enquanto isso, muitos dispositivos Android mais antigos e alguns mais recentes não foram afetados. É o caso dos aparelhos Nokia, pois a maioria deles não usa o mecanismo de renderização em cores padrão do Google. De qualquer forma, a menos que você queira resetar seu celular, recomendamos que você não faça o download da foto muito menos a defina como plano de fundo ou papel de parede.

Desde que o bug começou a se espalhar, os desenvolvedores do Android identificaram o problema e enviaram patches do Android Open Source Project para ajudar a evitar que o bug causasse problemas no futuro.

Além disso, quem já está com o Android 11 Beta diz que seus dispositivos também são imunes devido a uma mudança na maneira como o sistema converte imagens que possuem um esquema de cores não suportado. Se você quiser ainda mais detalhes sobre como esse bug realmente funciona, consulte a análise detalhada do pessoal do XDA Developers aqui.

Para Agrawal, que estava visitando o Parque Nacional Glacier pela terceira vez, é um pouco triste que uma foto tão incrível tenha causado alguns efeitos colaterais indesejados sérios, especialmente porque, antes de capturar a imagem, ele estava prestes a desistir de tirar fotos naquele dia.

“Estava escuro e nublado, e pensamos que não haveria um ótimo pôr do sol. Estávamos prestes a sair quando as coisas começaram a mudar”, disse.

Quanto a fotos futuras, Agrawal disse: “Vou usar outro formato a partir de agora”.

Sair da versão mobile