Já se perguntou o que aconteceria se você desse uma câmera para seu cachorro? Você não precisa mais ficar imaginando: a Nikon fez isso, e os resultados são bem divertidos.

A Nikon colocou um sensor cardíaco com conexão Bluetooth, um case de câmera customizado e uma Coolpix L31 num border collie chamado Grizzler. O equipamento funciona de forma simples: se o coração do cachorro passasse de uma frequência pré-estabelecida, a câmera disparava. Então, o que deixa um cãozinho animado? É exatamente o que você poderia esperar.

O trocadilho com coração e fotografia no nome da campanha, “Heartography”, é meio bobo, mas as imagens ficaram bacanas.

A internet desconfiou, no entanto, quando encontrou esta foto no vídeo acima:

Photos9

Ela também está no site da Nikon sobre Heartography. No canto inferior esquerdo, há um humano segurando uma câmera. Então quer dizer que o Grizzler não tirou as fotos? A Nikon explica:

Alguns de vocês estão se perguntando por que há o reflexo de uma pessoa em uma das fotos que o Grizzler tirou. A pessoa na imagem é um dos membros da equipe de filmagem. Nossa equipe acompanhou o Grizzler para filmar tudo enquanto ele saía capturando fotos usando o batimento cardíaco.

Também havia uma equipe para garantir a segurança e bem-estar do cão, fornecendo água, alimentos e outras necessidades. Por isso, você poderá detectar nossos funcionários nas fotos que Grizzler tirou. Devido à alta energia e movimentos ativos de Grizzler, várias imagens saíram embaçadas, por isso só pegamos as melhores para apresentar no vídeo.

Pois é, a Nikon não deixou o cachorro sozinho por aí, e o vídeo acima precisou de humanos para ser gravado. Além disso, a câmera tem um recurso Motion Detect para reduzir borrões.

Em quem acreditar? Eu ainda tendo a crer que as fotos são reais. De um jeito ou de outro, gostaria de comprar um kit desses para o meu cachorro. (E outro para mim.) [Nikon]

O Gizmodo Brasil pode ganhar comissão sobre a venda. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon