_Fotografia

10 fotos em close-up extremas (e extremamente bonitas) de bactérias e plantas

As bactérias têm a virtude (e, às vezes, o vício) de serem capazes de crescer a velocidades incríveis — algumas cadeias podem dobrar o número de células em menos de quatro minutos. Fernan Federici, um estudante de pós-doutorado da Universidade de Cambridge, é pioneiro na arte de capturar a fração de segundo em que esse […]

As bactérias têm a virtude (e, às vezes, o vício) de serem capazes de crescer a velocidades incríveis — algumas cadeias podem dobrar o número de células em menos de quatro minutos. Fernan Federici, um estudante de pós-doutorado da Universidade de Cambridge, é pioneiro na arte de capturar a fração de segundo em que esse processo ocorre. E os resultados são incrivelmente bonitos.

Federici é parte do Laboratório Haseloff, em Cambridge, onde ele e Jim Haseloff trabalham com microscopia confocal para fotografar e modelar o crescimento de células em tecidos vegetais.

Ele também se interessa em como as estruturas das células (e as fórmulas matemáticas derivadas desses padrões) podem, em algum ponto, comunicar-se com o design — e como os cientistas/designers poderiam controlar o crescimento das bactérias para criar tipos específicos de estruturas. “Estamos experimentando métodos de extração de comportamentos complexos das células em uma escala de mícrons e aplicando-os à arquitetura em escala de metros,” explica Federici e seu colaborador, o arquiteto David Benjamin, no resumo de um projeto baseado na ideia. “Estamos desenvolvendo métodos para incorporar a biologia sintética aos estúdios de arquitetura e ensinar novos processos de design com biologia.”

Abaixo, dez das imagens mais bonitas de Federici. Não deixe de conferir seu perfil no Flickr para ver muitas outras. [Dica do But Does It Float?]

Aqui, uma medição radiométrica da expressão de gene na parede celular de uma planta.

Bacillus subtilis, uma bactéria encontrada no solo, é manchada usando proteínas fluorescentes que as tornam bastante visíveis.

A microscopia de géis dessecados.

Este padrão celular de uma planta lembra uma pintura de Klimt.

Tecido vegetal.

E outra imagem de um tecido vegetal, também criada com o uso de microscopia confocal.

Uma imagem fruto da colaboração entre Federici e Benjamin, que visa criar modelos celulares que resolverão problemas estruturais.

A bactéria Escherichia coli, ou E. Coli.

Sair da versão mobile