_Ciência

As imagens mais legais do eclipse solar de ontem

Para milhares de pessoas no Chile nesta terça-feira (2), a Lua passou diretamente entre a Terra e o Sol, provocando uma sobra antes do crepúsculo. E é claro que temos fotos incríveis. Na imagem abaixo, você pode ver as linhas da coroa do sol. Foto: ESO/P. Horalek A sombra da Lua alcançou a costa do […]

O eclipse visto do Observatório Europeu do Sul de La Silla

O eclipse visto do Observatório Europeu do Sul de La Silla. Foto: ESO/R. Lucchesi

Para milhares de pessoas no Chile nesta terça-feira (2), a Lua passou diretamente entre a Terra e o Sol, provocando uma sobra antes do crepúsculo. E é claro que temos fotos incríveis.

Na imagem abaixo, você pode ver as linhas da coroa do sol.

Foto: ESO/P. Horalek

A sombra da Lua alcançou a costa do Chile no meio da tarde, culminando no eclipse total no qual o Sol ficou totalmente bloqueado perto das 16h40 do horário local. Você pode assistir as transmissões do eclipse aqui e aqui.

Espectadores puderam ver o fenômeno em que a superfície montanhosa da Lua permite que as “gotas” da luz do sol passam apenas no início e no final do eclipse:


Tradução: Efeito dos grãos de Baily durante o Eclipse Solar total no @GMTelescope, em Las Campanhas, Chile, causado pela luz do sol passando entre as montanhas da superfície da Lua.


Tradução: Eduard Masana do @ICC_UB @IEEC_space nos enviou do Chile uma imagem dos incríveis grãos de Baily.

A aparência apagada do Sol não é a única coisa legal que acontece durante um eclipse – o Sol parece se mexer 360 graus no céu em pouco tempo. Uma câmera foi capaz de captar essa sensação de pôr do sol quase instantâneo:


Tradução: Hey, quer ver uma coisa legal? A câmera do @LCOAstro estava posicionada durante o eclipse parcial em 99%. Observe entardecer repentino aparecer e desaparecer, pouco antes do verdadeiro pôr do sol. Além disso, veja a sombra da lua passar sobre as montanhas distantes.

Muitos chilenos puderam ver este eclipse graças às doações do eclipse de 2017 que atravessou a América do Norte. A organização Astrônomos Sem Fronteiras coletou dezenas de milhares de pares de óculos de eclipse que aconteceu há dois anos e os distribuiu para escolas e organizações no Peru, Chile e Argentina.

O Sol ficou fantástico.


Tradução: Veja esta foto incrível do eclipse total solar, tirada perto do observatório @LSST em Cerro Pachón pela nossa @EarthCam


Tradução: Cientistas de Carnegie e amigos observando um magnífico eclipse solar total sobre nosso Observatório Las Campanas aqui no Deserto do Atacama no Chile. Um dia perfeito.

O eclipse visto do espaço é muito legal também:

Tradução: Fantástico! Este é o eclipse solar de ontem visto de nossa órbita lunar por uma pequena câmera em um minúsculo satélite de 45 kg.

Sair da versão mobile