_Fotografia

As fotos do belo observatório nas montanhas que admira o céu e as estrelas

A imagem acima pode parecer uma cena de filme, mostrando o esconderijo de um cientista louco do mal, mas é apenas uma foto de longa exposição do Observatório Lick, nos EUA. Ela faz parte de uma série de fotos marcantes tiradas por Laurie Hatch. A seguir, a fotógrafa nos conta mais sobre si própria e […]

A imagem acima pode parecer uma cena de filme, mostrando o esconderijo de um cientista louco do mal, mas é apenas uma foto de longa exposição do Observatório Lick, nos EUA. Ela faz parte de uma série de fotos marcantes tiradas por Laurie Hatch. A seguir, a fotógrafa nos conta mais sobre si própria e seu trabalho.

Minha formação acadêmica, assim como minha carreira, é em música e arte. Muitas das fotografias estão associadas com montanhas altas e astronomia; é que minha carreira de fotógrafa profissional começou no início dos anos 90, quando eu me apaixonei por um astrônomo e me mudei para o Observatório Lick em Mount Hamilton, Califórnia, com vista para o Vale do Silício e para a baía de San Francisco.

Eu morei lá por 18 anos. Nesse meio tempo, fui convidada pela Universidade da Califórnia para fotografar o Observatório W.M. Keck em Mauna Kea, no Havaí.

Vários anos atrás, meu marido e eu nos mudamos para Mount Whitney, também na Califórnia, mas o Observatório Lick sempre será um “lar” para mim.

Coincidentemente, fiquei intrigada ao saber que há uma conexão entre a astronomia do Observatório Lick e Mount Whitney, que tem o pico mais alto de quarenta e oito estados – são 4.421 m de altitude. O Smithsonian Hut Shelter, construído no topo do Mount Whitney, serviu para ajudar na expedição ao Observatório Lick/Smithsonian em 1909.

Mais uma coisa: está se formando uma controvérsia dentro da Universidade da Califórnia sobre o possível fechamento do Observatório Lick. Administradores da UC votaram recentemente para encerrar aos poucos o financiamento dele ao longo dos próximos anos. A comunidade científica está protestando vigorosamente.

Você pode mostrar seu apoio ao Observatório Lick aqui.

Laurie Hatch é uma fotógrafa profissional da Califórnia. Você pode acompanhar seu trabalho neste site e no Facebook.


Sair da versão mobile