_Tecnologia

Estas novas fotos da primeira ponte de aço impressa em 3D no mundo são impressionantes

A primeira ponte de aço impressa em 3D no mundo é uma estrutura de 12,19 metros de aço inoxidável intitulada apenas como “A Ponte” e que parece tentadoramente de outro mundo, graças aos seus métodos de construção únicos. Seus criadores dizem que ela está pronta para instalação em Amsterdã, depois de uma semana de exibição […]

A primeira ponte de aço impressa em 3D no mundo é uma estrutura de 12,19 metros de aço inoxidável intitulada apenas como “A Ponte” e que parece tentadoramente de outro mundo, graças aos seus métodos de construção únicos. Seus criadores dizem que ela está pronta para instalação em Amsterdã, depois de uma semana de exibição na Semana Holandesa de Design, de 20 a 28 de outubro.

Foto: MX3D (Joris Laarman Lab)

A equipe do MX3D, que inicialmente planejava construir a ponte projetada pelo Joris Laarman Lab no meio do ar sobre um canal, mas depois optou por construí-la em um ambiente controlado, longe de pedestres. Eles disseram ao Gizmodo, em um comunicado, que agora estão prontos para começar a instalação final da estrutura no famoso distrito da luz vermelha de Amsterdã, De Wallen. Eles também compartilharam uma série de fotos da ponte finalizada, que foi feita para parecer com duas folhas ondulantes conectadas por curvas orgânicas de aço, em exibição no festival. E ela ficou fantástica:

[galeria_embeded]

Como o método de construção é novo e não foi anteriormente usado em nenhum projeto de tamanha escala, a MX3D trabalhou com autoridades de Amsterdã para desenvolver um novo padrão de segurança e também coordenou, com parceiros — incluindo o Instituto Alan Turing, do Reino Unido —, o equipamento da estrutura com uma rede de sensores. A MX3D disse ao Gizmodo que, uma vez instalada, a ponte será capaz de coletar dados de “tráfego, integridade estrutural e da vizinhança e do ambiente no entorno”. As informações serão “usadas como entradas para a criação de uma ‘gêmea digital’ da ponte”, que será monitorada para detectar quaisquer problemas de segurança. Uma plataforma de aço na parte inferior da ponte também deve fornecer estabilidade extra.

Os dados também poderiam ser úteis para projetar pontes parecidas no futuro.

“Na quinta-feira passada, testamos a ponte com 30 pessoas, e tudo correu bem. Ela se comporta como uma ponte deveria”, disse o cofundador da MX3D Gijs van der Velden ao Gizmodo, em uma entrevista no início deste ano. “Com o deck da ponte em cima, será ainda mais forte.”

Essa não é a primeira ponte impressa em 3D já feita: outro projeto na vila holandesa de Gemert, usando concreto, foi inaugurado em 2017, embora os resultados não tenham sido nem de perto tão impressionantes visualmente como esses. O plano original da MX3D de construir a ponte no local, no meio do ar, pode não ter se materializado, embora os robôs usados para aplicar camadas de aço inoxidável à estrutura possam ser usados para construir fachadas impressionantes em locais de construção, que seriam extremamente difíceis ou caras de se fazer usando métodos convencionais. Existem também potenciais aplicações comerciais para a tecnologia fora da construção, disse a MX3D, como a fabricação nos setores marítimo e de aviação.

Ainda que o que foi exibido durante a Semana Holandesa de Design seja a melhor visualização que fizemos da ponte, que está basicamente pronta, a MX3D diz que ela não pode ser instalada em sua localização final, sobre o canal Oudezijds Achterburgwal, no cruzamento com a rua Stoofsteeg, até que as renovações do canal sejam finalizadas. Se tudo correr bem, “A Ponte” deve ser colocada na primeira metade de 2019.

“Depois de um projeto tão desafiador, a equipe da MX3D está orgulhosa de convidar as pessoas a usarem a ponte pela primeira vez”, disse van der Velden ao Gizmodo. “Isso nos ajudará a gerar os dados de que precisamos para tornar nossos designs mais inteligentes a cada vez.”

Imagem do topo: MX3D (Thijs Wolzak)

Sair da versão mobile