A fotografia é como qualquer outra coisa na vida: há um jeito certo e um jeito errado de fazer. Mas, neste caso, o caminho errado produz resultados bem mais interessantes.

Matthew Cetta fez fotografias marcantes ao abusar de seu filme fotográfico usando de tudo, desde absinto até aguarrás. E o resultado ficou impressionante.

Cetta escreve, na descrição do que ele chama de Alquimia Fotogênica, que o projeto começou quando ele converteu uma velha câmera Holga de brinquedo para tirar fotos com filme 35mm. As fotos ficaram boas, mas insatisfatórias. Aí a diversão começou. Cetta diz:

Cheguei a um ponto no qual eu queria explorar o filme em si. Eu embarquei em uma jornada que me trouxe até aqui. Onde é aqui? Aqui é um lugar cheio de “e se”. E se eu eletrificasse meu filme e, em seguida, o congelasse? E se eu colocasse absinto na emulsão? E se eu mergulhasse o filme em Ambien [remédio para tratamento da insônia] antes de tirar as fotos?

As respostas vêm a seguir, e elas vão deixar você contente por ter perguntado. (A imagem de capa foi revelada com alvejante.)

Para ver mais do trabalho de Matthew Cetta, clique no link a seguir: [Photogenic Alchemy]

Absinto

matthew cetta (12)

Água de azeitona

matthew cetta (8)

Amônia

matthew cetta (1)

Coca-cola

matthew cetta (3)

Gel para dor muscular

matthew cetta (2)

Peróxido de hidrogênio e removedor de esmalte

matthew cetta (7)

Pepto-Bismol (xarope para indigestão)

matthew cetta (9)

Spray para desodorizar ambientes

matthew cetta (6)

Terebintina

matthew cetta (10)

Vinagre

matthew cetta (11)

Xarope para tosse

matthew cetta (5)

Todas as fotos aparecem com permissão de Matthew Cetta.