Kapustin Yar (conhecido atualmente como Znamensk) foi um dos lugares de lançamento de um dos primeiros foguetes da União Soviética e também um local para desenvolvimento de mísseis. A base foi estabelecida em 13 de maio de 1946, e o Ministério da Defesa da Rússia decidiu liberar imagens secretas reveladoras para marcar o 70° aniversário do local. Elas nos dão uma ideia de como era o complexo militar ultra-secreto do governo soviético.

O local remoto fica no sul da Rússia, no deserto leste de Volgogrado. Este local inóspito presenciou o desenvolvimento de mísseis de ataque e defesa, mísseis balísticos, foguetes-sonda, foguetes orbitais e testes nucleares. A mais famosa série de lançamentos levou vários cachorros para o espaço.

Até 1959, Kasputin Yar era publicamente conhecido apenas como um local de testes de alcance de mísseis soviéticos. Observadores do Ocidente achavam que os satélites artificiais Sputnik 1 e 2 foram lançados de lá até saberem da existência do Cosmódromo de Baikonur, a famosa instalação para lançamentos do Casaquistão.

Kasputin Yar ainda é usada atualmente. O local não é apenas para teste de novos tipos de armas, equipamentos militares e pesquisas aeroespaciais; é também a casa do maior centro de treinamento das Forças Armadas da Rússia. Embora o local tenha aumentado de extensão com o tempo, estas fotos tiradas entre a década de 40 e 50 mostram os primeiros anos do local ultrassecreto da União Soviética para lançamentos espaciais em toda sua glória bruta.

Clique aqui para ver as imagens ampliadas.