_Tecnologia

A tortura que cada novo laptop sofre para ganhar vida

Todo laptop que se preze precisa ser testado incansavelmente antes de chegar às lojas. Ele aguenta quedas? Pressão? Mudanças de temperatura? Para responder a essas perguntas, é preciso torturar o laptop de diversas maneiras – e a Asus revela quais. Longe do centro de Taipei, a Asus ocupa um grande prédio onde toda a sua […]

Todo laptop que se preze precisa ser testado incansavelmente antes de chegar às lojas. Ele aguenta quedas? Pressão? Mudanças de temperatura? Para responder a essas perguntas, é preciso torturar o laptop de diversas maneiras – e a Asus revela quais.

Longe do centro de Taipei, a Asus ocupa um grande prédio onde toda a sua estratégia e desenvolvimento de produtos são definidos. Na última terça-feira pegamos um simpático ônibus com cortinas típicas do país para ir até lá. Passando a famosa Monalisa feita de restos de placas-mãe na recepção, pudemos entrar e conferir alguns detalhes do processo de fabricação dos notebooks da Asus.

Salvo pelo hall de entrada, não nos permitiram tirar fotos nem da visita técnica, nem das apresentações. Por isso, todas as fotos que ilustram esta matéria são da própria Asus.

Duas partes chamaram nossa atenção: a da Asus Design, responsável pelo visual dos produtos de consumo da empresa, e a de controle de qualidade, repleta de engenhocas responsáveis por testar a durabilidade deles nas condições mais malucas possíveis — para você ter ideia, existe até uma sala que simula a caçamba de um caminhão.

A Asus Design é fechada. Em uma sala longe do andar onde os protótipos dos Transformers, Zenbooks, Padfones e outros são criados, o chefe de design Peter Clark falou do cuidado e atenção aos detalhes que ele e sua equipe empregam. Ao redor da sala, amostras de materiais e placas de alumínio em diversas fases do processo de lapidação para a fabricação de um Zenbook disputavam espaço com os lançamentos da empresa anunciados na Computex.

Design é um tema interessante ali porque não faz muito tempo que a Asus passou a dar mais atenção para isso — situação compartilhada por outras asiáticas, que no passado recente só fabricavam hardware pesado ou eram terceirizadas de empresas ocidentais. A “ocidentalização” das taiwanesas transcorre com sucesso, ainda que em alguns detalhes – como o entusiasmo de Jonney Shih, o CEO figuraça da Asus, nas apresentações da empresa – causem estranheza.

A área de testes é uma sucessão de corredores e salas que mais parecem câmaras de tortura. E, bem, elas realmente são câmaras de tortura, mas para gadgets. Temperaturas extremas, testes de desgaste, queda e até o nível de ruído emitido pelos equipamentos são avaliados ali. Se alguma vez você sentiu muita raiva de algum notebook que travou e o fez perder todo o seu trabalho, ver as máquinas em ação ali, maltratando tudo quanto é gadget, funciona como uma espécie de compensação de karma. E nós contamos para você como isso acontece.

Tudo começa na prancheta de desenho…

… o que leva a protótipos…

… até chegar ao produto final. E aí, meus amigos, começa a tortura.

Para começar, o laptop é colocado em um forno para testar sua resistência a temperaturas extremas.

E um friozinho de ar condicionado no talo, será que aguenta também? Laptops passam pelo teste HALT, que os coloca em ciclos de temperaturas altas e baixas.

Calma: nesta chapa, ele não se transforma num hambúrguer. É nela que acontecem os testes de temperatura e umidade.

Certo, ele aguentou esses testes. Mas o laptop aguenta a pressão?

Hora de dar uma torcida na base. Se ele não aguentar, as peças saem voando.

Esta máquina tortura o teclado, digitando milhares de vezes e sem parar, para ver quanto desgaste ele aguenta.

Sobe e desce, sobe e desce… Esta máquina faz o movimento de abrir a tampa um punhado de vezes para garantir que as dobradiças não quebram com facilidade.

Pornografia de gadgets: esta máquina testa a resistência das portas, e a facilidade do encaixe.

Aqui tudo treme. Poderia ser uma cama ou mesa de massagem, mas a trepidação é para ver se os notebooks aguentam o tranco.

Ninguém derruba um notebook por querer, mas… acontece, né? Aqui eles fazem isso de propósito para que, com você, os danos sejam menores.

Depois de tudo isso, você está bem, laptop? Diga para este microfone que testa seu som em uma câmara anecoica.

O Gizmodo Brasil viajou para Taiwan a convite da Asus.

Sair da versão mobile