Em agosto, a organização responsável por evoluir o USB revelou que o Type-C estava pronto: o novo padrão é reversível, ou seja, você pode encaixá-lo de qualquer lado; e ele também é mais rápido. Agora, o AnandTech deu uma olhada de perto nos cabos com o novo padrão.

Vamos recapitular: o Type-C possui quase o tamanho de um conector MicroUSB, mas sempre se encaixa do lado certo, não importa se ele estiver “para cima” ou “para baixo”. É que nele, os pinos que transmitem dados estão presentes nos dois lados.

Além disso, ele adota o padrão USB 3.1, que chega a velocidades de até 1,25 GB/s, o dobro do USB 3.0. No hands-on, o AnandTech viu dois SSDs trocando dados a até 833 MB/s usando os novos cabos.

Reprodução

O novo padrão USB também permite fornecer até 100 W de energia que flui nos dois sentidos: ou seja, “um laptop seria capaz de enviar e receber energia através da mesma porta”, segundo o AnandTech.

O Type-C também facilita transmissões de áudio e vídeo. Dessa forma, você poderia usar um cabo USB para conectar seu laptop a um monitor externo, e ele poderia carregar a bateria também.

Os primeiros produtos com o novo padrão USB devem chegar ao mercado em 2015. Como ele quebra a compatibilidade com conectores USB existentes, você terá que usar adaptadores com seus cabos atuais. [AnandTech]

Fotos por AnandTech e William Warby/Flickr