O primeiro Google Home foi apresentado em 2016, o que significa que já está na hora de uma atualização. Nesta semana, vimos fotos vazadas que parece mostrar a grande reformulação do alto-falante inteligente original do Google.

As fotos em questão apareceram em um arquivo no site do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão sob o codinome GXCA6, logo após um dispositivo de mesmo nome aparecer em um arquivo recente da FCC (Comissão Federal de Comunicações dos EUA, um órgão com atribuições semelhantes às da Anatel).

Seguindo o padrão de nomeação dos alto-falantes inteligentes mais recentes do Google, esse produto pode se chamar Google Nest ou Google Nest Home.

Imagem de alto-falante do Google que apareceu em órgão japonês de regulaçãoCrédito: Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão

Como muitos gadgets recentes da linha Google Nest, o GXAC6 é coberto por algum tipo de tecido de malha, como um que lembra o Google Home Max. Com cerca de 220 mm de altura, parece que ele é um aparelho intermediário entre o Nest Mini e o Home Max, que é grande.

Porém, existem algumas diferenças: a base grande na parte inferior sugere que o GXAC6 deverá ser posicionado na vertical, como o Amazon Echo, diferente do Home Max, que pode ser posicionado na vertical ou na horizontal.

Como seria de esperar de um alto-falante inteligente do Google, o GXAC6 parece ter muitas outras características físicas distintas, além de um único botão na parte traseira (provavelmente para silenciar o microfone embutido) e uma porta de alimentação.

O arquivo também menciona um conjunto de quatro luzes indicadoras, que provavelmente estão escondidas atrás do exterior do tecido. O documento não mencionou explicitamente, mas, presumivelmente, também haverá controles de toques ocultos para ajustar o volume do alto-falante ou para pular faixas.

Vazamento alto-falante do GoogleCrédito: Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão

Como o Google cancelou o Google I/O 2020 e o Android 11 Beta Show, seus principais eventos do ano, não está claro quando esse próximo dispositivo Nest poderá oficialmente ser colocado à venda. Eu ficaria surpreso se o GXAC6 não aparecesse agora no segundo semestre, quando o Google normalmente realiza um evento para falar de hardware, geralmente em outubro ou novembro.

Após quatro anos, será bom ver o Google atualizar um dos primeiros dispositivos que tirou o Google Assistente dos telefones para colocá-lo dentro de sua casa.