A Samsung prometeu que lançaria em breve um smartphone com “novos materiais”. E há algum tempo, circulam rumores de um Galaxy F, S5 Prime ou Galaxy Alpha, que teriam bordas metálicas e traseira de plástico. Será este o design final?

As fotos surgiram na rede social Weibo e na conta @culeaks do Twitter. Em vez de bordas de plástico imitando alumínio, o suposto Galaxy Alpha usaria metal de verdade. Esta borda chanfrada é semelhante à do iPhone, mas tem uma elevação nas arestas – provavelmente para ficar mais confortável para os dedos e a palma da mão.

Vimos esta borda chanfrada pela primeira vez no início de julho, cortesia do GSMArena:

gsmarena_001

E aqui temos um lado a lado com o iPhone. As diferenças nas bordas podem servir também para evitar processos judiciais; não seria a primeira vez que a Samsung desvia do design da Apple por esse motivo.

galaxy alpha culeaks (1)

Este redesign não é uma completa surpresa. Em maio, a Samsung substituiu o designer-chefe da linha Galaxy devido, em parte, ao desempenho abaixo do esperado do S5. E na semana passada, a empresa prometeu usar “novos materiais” em seus próximos dispositivos, após divulgar uma rara queda nos lucros. A coreana está tendo dificuldades especialmente na China, onde ela foi superada pela Xiaomi em vendas de smartphones no segundo trimestre.

Rumores dizem que o Galaxy Alpha tem tela de 4,8 polegadas com resolução 720p, processador Exynos de oito núcleos, 2 GB de RAM, câmera traseira de 12 megapixels e bateria de 1.850 mAh. O SamMobile diz se tratar de “uma variante inferior do Galaxy S5, semelhante ao Galaxy S5 mini”.

galaxy alpha culeaks (3)galaxy alpha culeaks (2)

O protótipo do Galaxy Alpha que vimos há alguns dias não era assim, mas o SamMobile disse que as bordas poderiam ganhar um acabamento fosco na versão final. Uma fonte afirma ao site que este aparelho será lançado em agosto.

Por algum tempo, ouvimos falar também sobre o Galaxy F, também conhecido como Galaxy S5 Prime. Ele teria tela de 2560 x 1440 pixels, bordas mais finas e traseira de metal. O aparelho teria processador Snapdragon 805, 3 GB of RAM, e seria lançado em setembro.

No entanto, o aparelho parou de aparecer em vazamentos há cerca de um mês. A Samsung desistiu dele? Ele nunca foi real? Só teremos certeza em algumas semanas: a Samsung acabou divulgando por acidente um convite para o evento Unpacked, que acontecerá em 3 de setembro – e lá teremos lançamentos de smartphone. [SamMobile 1, 2]