_Aplicativos

Foursquare se divide em dois e cria app Swarm para realizar check-ins

O Foursquare tem basicamente duas funções: descobrir locais bacanas para visitar, e avisar onde você está. Mas, em algumas semanas, a tarefa de realizar check-ins ficará a cargo do app Swarm. E ele irá além, dando a todo momento uma ideia geral de onde seus amigos estão. O Verge explica o novo serviço: o Swarm […]

O Foursquare tem basicamente duas funções: descobrir locais bacanas para visitar, e avisar onde você está. Mas, em algumas semanas, a tarefa de realizar check-ins ficará a cargo do app Swarm. E ele irá além, dando a todo momento uma ideia geral de onde seus amigos estão.

O Verge explica o novo serviço: o Swarm será lançado em um mês e vai coexistir com o app atual do Foursquare, que se tornará mais focado em descoberta – ou seja, em encontrar locais bacanas. A parte social, por sua vez, migrará para o Swarm.

Há um problema fundamental com o Foursquare, que provavelmente explica porque você não o usa: a atividade principal é realizar check-in em um local específico, ao invés de ver o que todo mundo está fazendo. Você abre o Facebook, Twitter, Instagram e outros apps sociais mesmo quando não quer postar nada – mas você provavelmente nunca abriria o Foursquare, a menos que fosse para check-in.

O Swarm elimina a necessidade de fazer check-in em um ponto específico: ele sempre sabe onde você está, e transmite isso para sua rede de amigos. Mas é importante notar: ele não mostra o seu local exato, apenas a área geral ou bairro. Se você quiser revelar precisamente onde está, basta fazer check-in.

Assim, em vez de ver um monte de check-ins que aconteceram há horas, você será capaz de ver quem está ao seu redor o tempo todo. (E, claro, você ainda será capaz de fazer check-in quando quiser.)

Isso poderia ser meio assustador, mas provavelmente não é. Primeiro, seu celular sempre sabe onde você está, com ou sem o Swarm. Além disso, o app não transmite a sua localização exata – só quando você quiser fazer check-in. Mas seu círculo de amigos pode começar a estranhar que você passa três noites por semana em algum lugar longe de casa…

O app do Foursquare também receberá algumas mudanças para facilitar a descoberta de novos locais bacanas, como a empresa explica no blog oficial:

Acreditamos que a busca local deve ser personalizada para as suas preferências, e influenciadas pelas pessoas nas quais você confia. As opiniões de especialistas reais devem ser levadas em conta, e não apenas de estranhos. Um app deve ser capaz de responder perguntas como “sugira um ótimo local para jantar em um encontro”, e não apenas “mostre-me o posto de gasolina mais próximo”. Nós estamos agora dando os toques finais nesta nova versão do Foursquare focada em descoberta. Ela estará pronta para você no final deste verão [meados de setembro].

O app Swarm, por sua vez, estará disponível para iOS e Android “nas próximas semanas”; em algum tempo depois, ele chegará ao Windows Phone. [Swarm e Foursquare via The Verge]

Sair da versão mobile