_Tecnologia

Foxconn abrirá fábrica em Itu (SP): gadgets gigantes a caminho?

A Foxconn já tem diversas fábricas no Brasil, e vai abrir mais uma em Itu, no interior paulista. Ela vai produzir componentes para tablets, smartphones e outros eletrônicos, após um grande investimento de R$1 bilhão. Com isso, a Foxconn deve atender a diversas empresas, inclusive à Apple: entre outras coisas, esta unidade deve fabricar iPhones e iPads. […]

A Foxconn já tem diversas fábricas no Brasil, e vai abrir mais uma em Itu, no interior paulista. Ela vai produzir componentes para tablets, smartphones e outros eletrônicos, após um grande investimento de R$1 bilhão.

Com isso, a Foxconn deve atender a diversas empresas, inclusive à Apple: entre outras coisas, esta unidade deve fabricar iPhones e iPads. Mas Itu é conhecida como a cidade dos exageros, onde tudo é maior que o normal. Será que um iPhone de Itu cabe no bolso?

Bem, pelo menos ele será mais brasileiro que nunca. Segundo o Estadão, depois que a nova fábrica for inaugurada, praticamente toda a cadeia de fabricação de iPads e iPhones estará no Brasil. Só vão faltar os displays TFT, que exigem um investimento muito maior.

Eis o que a nova unidade vai produzir:

No parque industrial, haverá até cinco fábricas que irão produzir cabos, câmeras [para embutir em celulares/tablets], telas sensíveis ao toque, LED, placas PCB (placa de circuitos) e outros componentes utilizados na montagem dos eletrônicos.

Ou seja, esta não parece ser a prometida fábrica de TVs e telas LCD, que terá participação de Eike Batista. Então a Foxconn planeja abrir mais outra fábrica no Brasil, além da unidade de Itu?

De qualquer forma, a nova fábrica é uma boa notícia para a cidade: o governo paulista quer transformá-la em um polo tecnológico. A Lenovo, por exemplo, abrirá uma fábrica em Itu. Trazer empresas estrangeiras rende empregos – serão 10.000 empregos diretos só na fábrica da Foxconn – e permite a transferência de tecnologia, algo que está nos planos do governo há algum tempo.

A Foxconn planeja iniciar a produção na nova fábrica em 2014, atingindo capacidade plena em 2016. [Estadão]

Foto por Nadkachna/Wikimedia

Sair da versão mobile