Fracasso: Japão perde 2ª sonda privada enviada à Lua

A sonda carregava o primeiro rover europeu que pousaria na Lua.
Sonda privada do japão fracassa em pouso na Lua
Imagem: ispace/Reprodução

Na última quinta-feira (5), a ispace, empresa espacial privada do Japão, tentou pousar sua sonda robótica na Lua, mas fracassou pela segunda vez.

banner

A empresa confirmou que não conseguiu retomar o contato com a sonda Resilience, que provavelmente caiu no norte do lado visível da Lua. De acordo com a ispace, a Resilience não reduziu sua velocidade antes do pouso devido a uma falha de análise da altura pelo altímetro de laser.

Em um comunicado publicado nesta sexta-feira (6), a empresa confirmou ser improvável recuperar a comunicação com a sonda. Desse modo, a indústria espacial privada do Japão perde sua segunda sonda enviada à Lua.

“Como não há mais chances de um pouso lunar bem-sucedido, nossa principal prioridade é analisar minuciosamente os dados telemétricos que obtivemos até então e trabalhar intensamente para identificar a causa”, afirmou Takeshi Hakamada, CEO da ispace.

Além disso, Hakamada ressaltou que a empresa se esforçará para recuperar a confiança de seus clientes, acionistas, parceiros e governos.

O incidente, que representa o segundo fracasso da sonda do Japão, coloca em xeque os futuros contratos da empresa e da indústria aeroespacial privada do país.

Em 2018, a ispace anunciou o programa Hakuto-R para construir sondas, landers e rovers para explorar a Lua. A empresa obteve financiamento de agências espaciais e de empresas privadas do Japão para realizar as duas primeiras missões.

Com isso, a ispace lançou a Hakuto-R 1 em dezembro de 2022, levando o rover Rashid, mas fracassou ao tentar pousar na Lua em abril do ano seguinte. O primeiro incidente ocorreu de maneira similar ao segundo.

A sonda estava a quilômetros acima da Lua, mas achou que já tinha pousado, o que resultou no primeiro fracasso.

Em janeiro deste ano, a ispace lançou a Resilience, que orbitava a Lua desde maio, levando o rover Tenacious.

O Tenacious seria o primeiro rover da Europa na Lua, mas o fracasso da missão privada do Japão destruiu tanto a sonda quanto o rover.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas