Os primeiros reviews do iPhone 4S já chegaram, e eles são bastante – na verdade, exatamente – o que esperávamos: o mesmo smartphone por fora, porém muito melhor por dentro. Ele é mais rápido, tem uma câmera melhor e conta com algo que pode mudar o jogo – o Siri.

TechCrunch

“Primeiro de tudo, o iPhone 4S ganha disparado do iPhone 4 quando se trata de velocidade. Durante a última semana, eu venho testando todos os meus apps mais usados e a diferença no iPhone 4S vai de forte a incrível. À primeira vista, a diferença de velocidade pode parecer sutil. Mas com o tempo, ela se acumula e se torna aparente. Eu voltava para meu iPhone 4 e ficava irritado com a demora.



Apps que costumavam demorar muito para realizar uma tarefa – aplicar um filtro no Camera+, por exemplo – agora funcionam bem mais rápido. Em geral, todo app parece carregar bem mais rápido. A melhor forma de ver isto é carregar o app de Ajustes integrado no iOS. No iPhone 4, ele leva até 3 segundos para carregar. No iPhone 4S, ele carrega em menos de um segundo. E o 4S é mais rápido para alternar entre apps na multitarefa.”

 

This is my Next

“O iPhone tirou algumas das fotos mais agradáveis e mais nítidas que já vi de um dispositivo móvel. Se você já pensou em usar um celular para substituir sua câmera point-and-shoot, comece a levar este conceito a sério. O 4S produz fotos nítidas, com equilíbrio do branco, cores vivas e surpreendentemente com pouco ruído e nunca saturadas demais. O iPhone 4 às vezes parecia compensar suas limitações exagerando as cores, mas o iPhone 4S parece ser – e age como – uma câmera de verdade capturando imagens reais.”

 

SlashGear

“Há duas melhoras notáveis [na câmera] – qualidade e velocidade – e o melhor é que elas são claramente evidentes desde o começo. Nitidez e detalhe foram significativamente melhorados no iPhone 4S, quando comparado ao que o iPhone 4 consegue fazer; há menos ruído e menos vazamento de cor evidente. Aberrações como vazamento de cor nas bordas da imagem foram removidas, um benefício da nova disposição com cino lentes.

Em ambientes bastante iluminados, há menos superexposição; em cenas mais escuras o iPhone 4S fica menos inclinado a granular áreas de sombra. Nós conseguimos tirar fotos em pouca luz sem recorrer ao flash com um LED, e ainda obter detalhes graças à maior sensibilidade da câmera.”

 

MacWorld

“Em todos os meus testes, o antigo “segurar errado” do iPhone 4 não teve impacto na velocidade de downloads via rede celular no iPhone 4S, nem mesmo segurando-o apenas pela parte de cima. Só quando eu usei as duas mãos e “segurei errado” o aparelho todo (ou pelo menos toquei os quatro cantos do aparelho simultaneamente) eu percebi uma atenuação de sinal… Mesmo assim, estou feliz em informar que, ao que parece, a Apple erradicou completamente este problema. Se você evitou o iPhone 4 devido a problemas de atenuação de sinal, é seguro voltar a estas águas.”

 

Wired

“Para dar uma ideia de como o Siri é conveniente, leva cerca de três segundos para criar um lembrete com um comando de voz, em vez de 10 segundos que eu levo para digitar manualmente um evento na lista de tarefas ou no calendário. Antes, com o calendário padrão do iPhone, eu esquecia de adicionar um evento porque estava ocupado demais para digitá-lo, e por isso iria esquecer completamente que tinha algo agendado. Com o Siri e o novo app de Lembretes da Apple, é improvável que eu esqueça algo importante de novo, porque o processo requer pouco esforço.

É como ter um estagiário sem remuneração dos meus sonhos realizando todos os meus comandos, organizando minha vida para mim. Eu penso no Siri como algo que pode mudar minha vida, e isto é só o começo.”

 

All Things D

Em meus testes [com o Siri], eu pude ditar e-mails e mensagens de texto, mesmo no carro via Bluetooth, sem olhar para a tela. A precisão não era perfeita – em 20% das vezes eu tive que tentar duas vezes para todas as palavras saírem corretas. Mas, na maioria dos casos, o Siri não cometeu mais erros do que eu digitando em um teclado virtual.

O Siri pode ler mensagens de texto que chegam e permite responder a elas por voz. Se a mensagem se trata de um encontro, o Siri até consulta seu calendário e diz se você está ocupado no horário, e então lembra de voltar à resposta da mensagem.

O sistema entende formas múltiplas e coloquiais de fazer uma pergunta. Eu perguntei, “O tempo vai piorar hoje?”, e o Siri respondeu, “Eu não acho que o tempo vá piorar” e mostrou uma previsão do tempo.”

 

New York Times

“É impressionante como pode ser inexato o que você fala. O Siri entende tudo, de “Como estará o tempo em Tucson este final de semana?” a “Vou precisar de um guarda-chuva hoje à noite?” (Ela tem várias respostas divertidas a “Qual o sentido da vida?”)

É ainda mais incrível como as respostas do Siri podem formar uma conversa. Uma vez, eu tentei dizer “Marque um compromisso com Patrick para quinta-feira às 15h.” O Siri respondeu, “Note que você já tem um compromisso para o dia todo sobre ‘Viagem a Boston’ para esta quinta. Devo agendar mesmo assim?” Inacreditável.”

 

Stephen Fry para o Guardian

“O Siri, a câmera de alta qualidade e ultrarrápida, vídeo HD 1080p a 30fps, reconhecimento de voz disponível no mundo todo e a incorporação de duas antenas (o celular alterna imperceptivelmente entre a que receber o melhor sinal) são funções que tornam o 4S irresistível; e mais, a forma inalterada significa que novas capas e acessórios não serão necessários.”