_iPhone

[Frankenreview] iPhone 5: um iPhone melhor de todas as formas

Os primeiros reviews do iPhone já chegaram, e todos dizem em quase uníssono: a tela maior, o corpo mais fino e mais leve, e a velocidade rápida tornam este o melhor iPhone de todos. Tela CNET …o alongamento no tamanho da tela é sutil: mas, assim como a Retina Display, será difícil voltar à tela […]

Os primeiros reviews do iPhone já chegaram, e todos dizem em quase uníssono: a tela maior, o corpo mais fino e mais leve, e a velocidade rápida tornam este o melhor iPhone de todos.

Tela

CNET

o alongamento no tamanho da tela é sutil: mas, assim como a Retina Display, será difícil voltar à tela menor depois que você usar. O espaço extra acrescenta muito à área de visualização de documentos acima do teclado, a vídeos na horizontal (com tamanho maior e faixas pretas menores), e à organização da tela inicial (uma linha extra de ícones / pastas). Quem sabe o que os desenvolvedores de jogos vão criar, mas as chances são de que o espaço extra nas laterais em modo paisagem seja convenientemente utilizado por botões e controles virtuais.

Engadget

Como é a tela? Francamente, ela é fantástica. O iPhone 4S já tem um dos melhores displays do mercado no que diz respeito a densidade de pixels, brilho e contraste, e o iPhone 5 leva isso a outro nível – e não apenas porque tem 176 linhas de pixels a mais.

USA Today

A mudança para 4 polegadas se encaixa bem no iPhone, mas ele ainda parece um anão ao lado do Samsung Galaxy S III e sua tela de 4,8 polegadas – sem dúvida o melhor Android. Eu conseguia ver quatro parágrafos a mais ao ler um artigo de jornal no Samsung, comparado ao iPhone 5. Por outro lado, a tela do iPhone 5 é mais nítida e mais brilhante, e o celular é mais fácil de transportar.

Hardware

CNET

Primeiro, você vai ficar chocado em como este aparelho é leve. Este é o iPhone mais leve que existe, apesar de ser mais longo e ter uma tela maior. Depois de alguns dias com ele, o iPhone 4S parece ser tão denso quanto chumbo.

Pocket-Lint

Remover a traseira de vidro e reduzir a espessura do painel de vidro na parte frontal afetou o design da borda metálica ao redor do iPhone. Agora ele é chanfrado [cortado nas arestas] e apesar de ser bonito, nós já percebemos que no modelo preto a borda começou a se desgastar, revelando o alumínio prateado debaixo do revestimento colorido e, de fato, nós vimos isso em dois modelos distintos, descartando um acaso de erro de fabricação.

Estes pequenos arranhões serão notáveis sob a luz e farão o aparelho parecer visivelmente desgastado. Nós suspeitamos que ele não seja tão perceptível no modelo branco porque a borda de metal tem cor prata, então é bom ter isso em mente quando você escolher a cor.

Bloomberg

a parte traseira do aparelho ficou notadamente quente quando o GPS era usado por um longo período, apesar de eu não perceber qualquer impacto na duração da bateria ou no desempenho.

A Apple diz que algum acúmulo de calor é algo esperado, dadas as exigências do GPS, e que a minha experiência com a imprecisão no app Mapas era incomum; eles me forneceram uma nova unidade de teste, que parecia se sair melhor. Ainda assim, os usuários devem esperar até se convencerem de que o novo app Mapas é tão bom quanto o antigo, que foi removido.

TIME

O conector Lightning é decididamente controverso: se você preza, acima de tudo, a compatibilidade com o que você já possui, você pode ficar irado com a decisão da Apple de introduzir um padrão de conectividade totalmente novo… Mas eu já estou apaixonado por ele. De repente, a Primeira Lei de McCracken para conectores – você vai tentar colocá-los no lado errado 72,5% das vezes – se torna irrelevante.

Câmera

SlashGear

o iPhone 5 rivaliza de fato com uma point-and-shoot dedicada em suas habilidades de câmera. As fotos são nítidas e brilhantes, usando um novo sistema espacial de redução de ruído para identificar pixels “outliers” – como um ponto verde no meio de um céu azul – e cuidar deles. Há também um modo para pouca luz que promete um avanço de aproximadamente dois f-stop em brilho e sensibilidade, ao reduzir a resolução e combinar dados dos quatro pixels adjacentes em cada ponto final da foto.

New York Times

A câmera está entre uma das melhores já colocada em um telefone. Suas fotos em pouca luz são muito melhores que os mesmos esforços de um iPhone 4S. O tempo entre fotos caiu em 40%. E você pode tirar fotos mesmo enquanto grava de vídeo (1080p Full-HD, é claro)…

Também há um novo modo panorama na câmera, que vem a calhar com mais frequência do que você esperaria. Ao mover o aparelho, ele reúne várias fotos em uma imagem contínua de 28 megapixels. Ao contrário de outros apps e celulares com modos panorama, este é totalmente automatizado e oferece uma pré-visualização do panorama que surge enquanto você o captura.

Software

Daring Fireball

Há dois alvos específicos onde o tamanho maior me cria problemas, e utilizo ambos com frequência. Primeiro, botões “Voltar” no canto superior esquerdo. Eu acabo tocando abaixo deles, mesmo com o polegar totalmente estendido, e então preciso ajustar levemente o aparelho na mão de modo que o polegar alcance o botão. Segundo, tocar a barra de status para subir à parte superior do app. O botão voltar no canto superior esquerdo é apenas um problema ao segurar o iPhone 5 com uma mão…

The Loop

Se há um problema que eu tive com o iPhone, foi com os aplicativos ainda não projetados para a tela maior. Estamos acostumados a mirar na parte inferior da tela para acessar os menus, mas como os aplicativos mais antigos ficam no centro da tela, os menus não estão lá. Toco algumas vezes antes de eu perceber que tenho para mover o meu polegar para cima um pouco.

É um problema pequeno, que irá embora assim que os desenvolvedores atualizarem seus apps.

Desempenho

Telegraph

Ligar o aparelho, carregar aplicativos, ou tirar fotos – tudo é mais rápido no iPhone 5. Depois de rodarmos benchmarks com o app Geekbench, o iPhone 5 se mostrou mais rápido que o iPhone 4S, e também superou o Samsung Galaxy S III.

CBC News

A Apple diz que seu novo processador A6 dual-core tem o dobro da potência do A5 anterior. Em testes de benchmark usando o app PassMark, isso certamente parece ser verdade. O iPhone 5 faz tudo – de cálculos de renderização em 3D a abertura de aplicativos – mais rápido que o 4S, em alguns casos com o dobro da velocidade.

Engadget

Para testar [o conector Lightning] nós colocamos um iPhone 4S próximo a um iPhone 5, e fizemos sincronizações com arquivos grandes nos dois. Ao baixar 5,5GB de dados do iTunes, o iPhone 4S levou 5m06s em média. Sincronizando os mesmos arquivos, o iPhone 5 levou 3m57s em média. Portanto, quase 20% mais rápido – mas não temos certeza de quanto isso é devido ao novo conector, e quanto pode ser atribuído a componentes mais rápidos no próprio aparelho.

Bateria

Wall Street Journal

A bateria do iPhone 5 durou entre 9 e 12 horas, todos os dias, em uso misto. Para a maioria das pessoas, o telefone teria passado o dia sem recarga.

TIME

em uma semana com o aparelho, eu notei que conseguia passar um dia – mas não dois – com uma só carga.

Conclusão

SlashGear

O iPhone 5 realmente me convence de que colocar funções chamativas no aparelho não significa necessariamente torná-lo melhor… o iPhone 5 tem o melhor equilíbrio entre usabilidade diária e desempenho, sem a distração de funcionalidade que pode ser inteligente, mas não é intuitiva. É uma área onde a Apple se destaca, e é a razão pela qual o iPhone 5 é um dos melhores smartphones do mercado hoje.

Engadget

o iPhone 5 absolutamente se destaca. Escolha um referencial, e você encontrará a nova arma da Apple como o melhor aparelho, ou próximo ao melhor. Será que ele convence a desistir do Android ou Windows Phone, e a se juntar ao lado iOS? Talvez sim, talvez não. Ele vai impressionar você? Segure-o na mão – você vai se surpreender. Para quem já está no iOS, este é um upgrade fácil. Este é, sem dúvida, o melhor iPhone.

Sair da versão mobile